Blog

Na contramão dos altos preços, empresa se destaca na redução de fretes

Na contramão dos altos preços, empresa se destaca na redução de fretes


Dentre os maiores custos de uma empresa varejista, ou de um e-commerce, o valor do frete de transporte e o prazo de entrega são alguns dos principais entraves para o sucesso, sendo, às vezes, motivo de desistência das compras e de reclamações por atraso na entrega. Nesse contexto, a Frete Barato, tem se destacado no cenário nacional e, aproveitando a insatisfação dos consumidores brasileiros com os serviços de entrega disponíveis no mercado.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade



Dentre os maiores custos de uma empresa varejista, ou de um e-commerce, o valor do frete de transporte e o prazo de entrega são alguns dos principais entraves para o sucesso, sendo, às vezes, motivo de desistência das compras e de reclamações por atraso na entrega. Nesse contexto, uma empresa catarinense, a Frete Barato, tem se destacado no cenário nacional e, aproveitando a insatisfação dos consumidores brasileiros com os serviços de entrega disponíveis no mercado, triunfa com bons preços, prazos de entrega e relacionamento com os clientes.

A complexidade do sistema tributário brasileiro e a extensa malha rodoviária, incluindo os problemas de infraestrutura e, ainda, o custo de manutenção dos veículos de carga e os gastos com pedágio, avolumam os gastos necessários para uma operação de transporte. Isso, para os e-commerces, corresponde a fretes elevados e a desistência, por parte dos clientes, das compras pretendidas. Assim, o surgimento de plataformas que facilitem o processo de venda e transporte, reduzindo custos e ampliando as vendas, é, certamente, uma boa notícia para o mercado nacional.

No mercado de transportes de cargas, com a possibilidade de privatização dos Correios, a pouca capilaridade rodoviária de outras empresas de entregas e o surgimento de novas plataformas e opções sustentáveis de negócio, uma gestão eficiente dos aspectos logísticos do transporte e a implementação de novas soluções tecnológicas são a base. Nisso, a Frete Barato sai na frente da concorrência e vai na contramão daquilo que é ofertado atualmente: a ineficiência e os altos custos do transporte de carga.

Fundada em 2019 por um jovem de apenas 28 anos, Felippe Goebel, a Frete Barato busca, segundo o fundador da companhia, “centralizar todas as transportadoras em uma única plataforma, gerenciando o serviço de atendimento ao cliente (SAC), ofertando preços competitivos e atendendo melhor as pequenas empresas, que, muitas vezes, não conseguem calcular os custos de suas operações.” Desse modo, a empresa permite que e-commerces menores possam aumentar o alcance de suas vendas e, ao mesmo tempo, propicia, para os grandes varejistas, a redução dos gastos operacionais.

Com mais de 200 empresas atendidas pela plataforma e 800 mil pedidos em 2019, com coletas sendo realizadas em Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, além de um atendimento em 100% do território nacional e um custo, em média, 40% mais baixo, quando comparado com o serviço dos Correios, o plano da companhia é ousado, já que a meta da empresa é “chegar aos mil clientes ativos e 1,7 milhões de pedidos na plataforma”, conforme Goebel. Para que isso possa acontecer, a empresa está em busca de parcerias com as maiores plataformas de e-commerce do país, fazendo a integração com outros serviços de vendas e transporte.

Apesar do serviço eficiente, proposto pela Frete Barato, há, ainda, diversos desafios a serem superados, como o alcance limitado da plataforma, que, embora consiga atender a três estados distintos, conta apenas com 135 cidades cobertas pelo serviço. Logo, ampliar o atendimento e a coleta de produtos em todo o território nacional é um dos caminhos que ainda devem ser trilhados, justificando, portanto, a meta audaciosa do fundador. 

Evidentemente, conforme assinala Goebel, “a malha rodoviária é bem complicada no Brasil, mas temos que nos acostumar com os desafios diários e sempre criar novas estratégias, buscando levar ainda mais benefícios e comodidades aos nossos clientes, pois isso será o futuro das entregas no Brasil”, ou seja, a empresa traça, apesar das dificuldades, um panorama positivo para o porvir dos serviços de transportes.

Com um equipe enxuta, apenas cinco pessoas, o grupo de trabalho da Frete Barato consegue atender extremamente bem a seus clientes, tendo alcançado resultados expressivos nesse primeiro ano de funcionamento. Para as empresas atendidas, houve a geração de uma economia de mais de cinco dígitos. Prova disso foi o atendimento ao grupo Mmoda (Mmoda.com.br), cujo serviço gerou mais de 100 mil reais em economia de fretes em apenas 2 meses de operação. 

Sobre os diferenciais da empresa, Goebel afirma que eles são, no Brasil, o “único Gateway de frete e CRM logístico, contando com tabelas de fretes altamente competitivas e já negociadas, assim como o serviço de entregas é feito pelas melhores transportadoras do mercado”. Desse modo, a Frete Barato se constitui como uma ferramenta que possibilita melhores prazos de entrega e preços mais atraentes, garantindo maior satisfação para o cliente final e retorno financeiro para o e-commerce parceiro. Além disso, o CRM, sigla em inglês que significa o “gerenciamento da relação com o cliente” é incrementado pela plataforma, que disponibiliza o serviço de atendimento ao cliente e proporciona respostas mais rápidas para o consumidor.

Com uma plataforma intuitiva, os possíveis clientes podem fazer o cadastro e, posteriormente, importar as vendas para o serviço da Frete Barato, que, por meio de um algoritmo, avalia as melhores opções de transportadoras, levando em consideração o prazo, o preço e a modalidade de envio. Ainda na plataforma, tem-se a possibilidade de gerenciamento do processo de envio, rastreamento das encomendas e o acompanhamento da entrega, o que se transforma em uma grande facilidade para o lojista, que pode encontrar todos os serviços necessários em um único local, contando, ainda, com preços competitivos e abrangência.

Com o surgimento de novos métodos de entregas e tecnologias, visando sempre à comodidade e o melhor atendimento dos clientes, juntamente a um custo muito mais baixo, a Frete Barato é, no contexto nacional, a imagem de uma empresa que busca revolucionar o mercado, ampliando o acesso a serviços de transporte de cargas e possibilitando, para pequenos e grandes varejistas, melhores opções de fretes e prazos de entrega, isto é, busca-se ampliar a escala de alcance dos e-commerces menores e diminuir os custos operacionais das maiores lojas.

Portanto, ao modernizar, dessa maneira, um serviço que há muito tempo é tratado com descaso no Brasil, a Frete Barato sai na frente e abocanha uma fatia considerável do mercado de transportes, inovando e agregando valor a gestão e a operação logística do serviço prestado.



Website: http://fretebarato.com


Publicidade