Blog

5 práticas elementares do vendedor número 1

5 práticas elementares do vendedor número 1


Neste material, o especialista Erik Penna comenta 5 dicas básicas que ajudam atendentes e vendedores na busca da excelência e a vender mais e melhor.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Vendedor é uma das profissões mais antigas do mundo, mas tem alguns que não evoluíram e ainda atendem como se estivessem na antiguidade. Muitos querem vender, poucos fazem ao menos o básico na abordagem ao cliente.

A seguir, 5 dicas elementares, básicas, mas que não se vê facilmente por aí. Quando praticadas, ajudam atendentes e vendedores na busca da excelência e a vender mais e melhor:

1- Acolhida: o que o vendedor deve fazer na hora que o cliente chega na loja? Não ir direto ao ponto nem enxergar o consumidor como se fosse um cifrão ambulante. De forma errônea, alguns vendedores já começam perguntando o que o cliente está precisando. Recomenda-se, ainda, não esquecer de olhar nos olhos das pessoas, acolher com um sorriso e uma saudação amigável.

2- Chamar pelo nome: todo mundo tem um nome e pode não gostar de certas intimidades como alguns chamam: "meu bem", "queridão", "meu anjo", entre outros. Uma técnica poderosa para ajudar a sempre lembrar o nome do cliente é:

- Perguntar o nome dele;

- Confirmar repetindo o nome;

- Fazer um link lembrando de alguém conhecido que tem o mesmo nome do cliente, criar uma imagem visual na mente. Isso ajudará a memorizar.

3) Empatia: saber se colocar no lugar do outro. Um fator que agrada as pessoas e que gera empatia entre o cliente e o vendedor é saber escutar. É o entender para depois atender.

Vendedores são treinados sobre o que precisam falar. Mas não costumam fazer cursos para aprender a escutar o cliente.

Para lembrar: atender bem é tratar bem, é escutar e importar-se verdadeiramente com a causa do outro.

4) Ver o lado positivo da reclamação: o cliente reclamou? Ainda bem! O que pode ter de positivo quando o consumidor reclama? Pelo menos 2 pontos:

a) Ele mostra onde a empresa está errando, uma espécie de consultoria grátis.

b) Se o cliente reclama é porque quer continuar cliente. O perigo é o cliente que não reclama, simplesmente vai embora e nunca mais volta.

5) Fator UAU: surpreender é fazer mais do que o consumidor espera. Aí o vendedor encanta e fideliza. Desta forma, ganhará do outro uma interjeição de espanto: "UAU!"...

É preciso encontrar a alegria na alegria dos outros. Esse é o segredo da felicidade e do sucesso em vendas.

Erik Penna é especialista em vendas, palestrante de vendas e motivação, autor de 6 livros e mais de 1.000 palestras apresentadas no Brasil e no exterior. É possível saber mais sobre vendas e motivação em: www.erikpenna.com.br

Sobre o palestrante de vendas e motivação Erik Penna

Ministra palestras de vendas e motivação, realiza consultoria, possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.

Aborda nas palestras ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por ele durante a sua carreira como executivo de vendas, professor, escritor, motivador de equipes e gestor corporativo. É autor dos livros "A Divertida Arte de Vender", "Motivação Nota 10", "21 soluções para potencializar seu negócio", "Atendimento Mágico - Como Encantar e Surpreender Clientes", "O Dom de Motivar na Arte de Educar" e coautor dos livros "Gigantes das Vendas" e "Gigantes da Motivação".

Site: www.erikpenna.com.br

Atendimento à imprensa

Patrícia Arantes - RZT Comunicação

www.rztcomunicacao.com.br

patricia@rztcomunicacao.com.br

Fone: (11) 5051-8142



Website: http://www.erikpenna.com.br


Publicidade