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Planejamento estratégico: de artigo de luxo à necessidade

Planejamento estratégico: de artigo de luxo à necessidade


Se antes o planejamento estratégico era visto com um bicho de sete cabeças, hoje ele é um processo necessário para empresas que querem manter sua competitividade no mercado.

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Em tempos de virada de década, em que a transformação digital faz mudar o jeito de produzir e vender, em que uma nova geração de consumidores chega ao mercado e crises ameaçam o crescimento econômico, é preciso pensar antes de sair fazendo. Diante desse cenário desafiador, uma outra transformação acontece, o planejamento estratégico deixa de ser um artigo de luxo e passa a ser uma necessidade real para as empresas manterem sua competitividade.

Independentemente do tamanho e do segmento em que atuam, indústria, comércio, serviço e agronegócio estão buscando se adaptar à nova realidade, adotando um modelo de gestão mais estratégica, fundamentado no planejamento estratégico. Define-se o planejamento estratégico como um processo sistêmico, que integra todas as partes da empresa e é responsável por definir as ações necessárias para que os objetivos do negócio sejam alcançados. Em outras palavras é o caminho para definir e realizar os sonhos.

Há pouco tempo o planejamento estratégico era tido como algo complexo, que demandava o envolvimento de profissionais especializados. Era um verdadeiro bicho de sete cabeças, restrito às grandes corporações. Porém, de uns tempos para cá, esta visão mudou. O planejamento estratégico passou a ser considerado um requisito indispensável para quem, não apenas visa o crescimento, mas quer se manter num mercado em que a concorrência só aumenta.

Ao mesmo tempo em que virou uma necessidade para todos, as empresas vêm percebendo que não se trata de um processo tão complexo assim como. Uma certa popularização vem acontecendo em função do surgimento de tecnologias que facilitam a criação e a execução do planejamento. Dentre estas tecnologias está o Scopi, um software comercializado no modo SaaS (Software as a Service), que permite ao usuário criar e monitorar o planejamento, tendo inclusive um aplicativo que possibilita acompanhar a sua evolução a qualquer momento e lugar.

"Um dos problemas que as empresas enfrentavam era a fragmentação das informações, principalmente em planilhas, e a falta de alinhamento entre gestores e executores. Agora, com plataformas como o Scopi é possível centralizar as informações e integrar tudo e todos num só lugar, facilitando a comunicação interna e a convergência de metas e objetivos", cita Marcos Kayser CEO e cocriador do Scopi.

Apesar do planejamento estratégico viver um outro momento, em que a grande maioria dos gestores valorizam a sua importância, muitas empresas ainda não possuem o seu. Para muitos a justificativa é a falta de tempo. "Muito da falta de tempo se deve à falta de um bom planejamento, na medida que sua ausência gera muito retrabalho, além de prejudicar a qualidade e a produtividade, essenciais nos tempos atuais", explica Kayser.

Funcionalidades como Canvas Modelo de Negócio, Mapa de Empatia, Análise SWOT, Mapa Estratégico com base no BSC ou OKR, gestão de indicadores, projetos e processos são alguns dos componentes de um planejamento estratégico que estão contempladas no Scopi, que ainda avisa por e-mail quando um projeto está vencendo, uma ação está atrasada, um indicador está desatualizado.

Hoje, o Scopi conta com mais de 10 mil usuários ativos de empresas de pequeno, médio e grande porte. Clientes como Marcopolo, Linx, 5àsec, Sicredi, Sicoob, Sistema S e Unimed já utilizam a solução, atestando a boa performance do software. No site da marca, é possível conferir alguns cases de sucesso, como o da empresa de logística Grupo Horizonte, que aumentou em 45% a aderência ao planejamento estratégico com o uso do software.



Website: https://www.scopi.com.br/


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