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Evento trata sobre inovação no varejo: futuro ou realidade?

Evento trata sobre inovação no varejo: futuro ou realidade?


Inovar é a forma mais efetiva de manter uma empresa forte e competitiva no varejo alimentar. Marcas que trabalham a inovação tem atingido resultados cada vez mais expressivos como é o caso da Amazon que em 2017 foi eleita a empresa mais inovadora do mundo pela FastCompany e em 2019 se tornou a marca mais valiosa na Bolsa de Valores de Nova York. As empresas brasileiras estão prontas para seguir essa tendência do mercado?

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O varejo está em um processo de constante mudança, seja na forma como atende os clientes, na gestão do negócio e até mesmo na maneira como vende os produtos.

Tudo isso está ligado a inovação. Alguns anos atrás lojas online não estavam em pauta, ferramentas tecnológicas de automação praticamente não existiam, formas de mensurar investimentos em comunicação ainda eram muito básicos e esses são apenas alguns exemplos de novas soluções que já fazem parte do segmento varejista.

Uma pesquisa feita pela plataforma de inovação Distrito e pelo OasisLab identificou que de 2018 para 2019 o número de startups dedicadas ao varejo teve um salto de 194 para 269, o que representa um crescimento de quase 40%.

A tendência é que esse número continue a crescer nos próximos anos já que o mercado varejista teve um crescimento de 1,2% no primeiro semestre de 2019 segundo o ADVFN.

Não restam dúvidas, o futuro do varejo é agora. Quanto antes as empresas perceberem isso, mais rapidamente poderão aproveitar essas novas metodologias e soluções tecnológicas para impulsionar os resultados.

O futuro do varejo é agora

As empresas que já começaram a investir em inovação estão ganhando cada vez mais participação no mercado.

Um ótimo exemplo é a Amazon, que em 2017 foi eleita a empresa mais inovadora do varejo pela FastCompany em seu ranking de empresas mais inovadoras do mundo.

E agora em 2019 se tornou a marca mais valiosa do mundo de acordo como o ranking BrandZ das 100 Marcas Globais Mais Valiosas de 2019 feito pela WPP e Kantar na Bolsa de Valores de Nova York.

Sim, esse é o cenário do varejo e ele não se aplica apenas às grandes redes como é o caso da Amazon. O número de tecnologias e soluções inovadoras cresceu e o acesso a elas subiu na mesma proporção. Atualmente existem ferramentas disponíveis capazes de se adequarem a várias realidades de negócio.

Cabe aos proprietários, diretores e gerentes das lojas se manterem atualizados às novidades do mercado, investir em inovação constantemente, buscar entender o consumidor, as mudanças no comportamento dele e, claro, maneiras de aplicar tudo isso de maneira que a empresa alcance resultados cada vez mais expressivos no mercado.

A startup Mercafácil, é uma das soluções inseridas nesse contexto de inovação do mercado varejista. A empresa atua mais especificamente no varejo alimentar e desenvolveu um evento de imersão de conteúdo rico com novidades do varejo, tendências e insights do mercado para que os supermercadistas possam viver essa transformação do varejo.

O MF On Tour está em seu primeiro ano de existência e vai passar por três capitais brasileiras: Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte com a mensagem de que o futuro do varejo é agora! As edições irão acontecer em 26 de setembro, 24 de outubro e 22 de novembro, respectivamente.

Com a participação de grandes empresas como IBM, R-Dias, R3 Blockchain e SA Varejo o evento realizado pela Mercafácil promete reunir as maiores soluções para o varejo com o objetivo de trazer conteúdo prático e com aplicação imediata para supermercadistas.

Oportunidades para inovar no varejo

O avanço tecnológico e o desenvolvimento de novas ferramentas são constantes e certamente caminhos para serem seguidos pelos varejistas não faltam. Se manter atualizado em relação ao que há disponível no mercado é um primeiro passo para começar a investir. Porém, isso não é tudo.

Outro fator de grande relevância no momento de realizar um investimento em inovação é entender os clientes. O chamado consumidor 4.0 tem um nível de exigência mais alto, menos fidelidade a uma marca e, principalmente, busca por lojas que ofereçam a melhor experiência de compra.

Essa é uma questão que tem ganhado cada vez mais importância no mercado e que seguramente pode fazer a diferença na conversão de vendas.

É importante lembrar que essa experiência de compra não compreende apenas o momento em que o consumidor está na loja para realizar as compras deles, mas sim em todo o processo de contato entre cliente e empresa.

Por esse motivo, é importante que a comunicação seja direcionada de acordo com o comportamento do cliente, as estratégias de gestão sejam voltadas para atender as necessidades do consumidor, o mix de produtos atenda as demandas e as estratégias de operação de loja sejam voltadas para que o momento de compra seja prático.

Esses são apenas alguns exemplos, mas que representam bem a importância de ter uma estratégia com foco no cliente, pois essa é outra tendência de mercado que tem gerado oportunidades para impulsionar os ganhos.

Empresas que colocam os consumidores no centro de suas ações tendem a atingir resultados melhores e impactar positivamente as taxas de retenção e fidelização. A partir desse princípio estratégias como a gestão do comportamento de clientes tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

A evolução do mercado não para e o quanto antes as empresas perceberem e se adaptarem a essas transformações, mais rapidamente poderão atingir resultados expressivos em seus segmentos de atuação.

Começar buscando conhecimento nas áreas que estão em alta no mercado é um ótimo caminho para ter sucesso. São boas opções buscar por questões relacionadas ao uso de dados para uma gestão mais efetiva, benchmarking com outros mercados que tem alcançado bons resultados e como adotar uma estratégia omnichannel.

Além disso, procurar conteúdos sobre a evolução e inovação nos formatos de loja, soluções que entregam uma proposta diferenciada no seu mercado de atuação, estratégias de precificação e automação de processos, também podem trazer ganhos para um negócio a curto, médio e longo prazo. Todas essas informações de extrema importância para a gestão no varejo podem ser encontradas no MF On Tour.

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Sobre o MF On Tour:

O varejo alimentar tem evoluído de maneira constante com as mudanças nos métodos atuais de gestão e o surgimento de soluções inovadoras.

É fundamental que as empresas se mantenham atualizadas e invistam em soluções inovadoras para não perderem participação no mercado.

Sair da zona de conforto é fundamental para que essa situação não ocorra.

O MF On Tour passará por três capitais brasileiras para levar o futuro do varejo. São apenas 150 vagas para vivenciar essa transformação do segmento.

Estarão lá as melhores e mais inovadoras soluções do mercado brasileiro para um dia completo de imersão com novas metodologias, soluções inovadoras e conteúdo rico.

Site: https://www.mfontour.com.br/
Edição Curitiba: http://bit.ly/MF_On_Tour-CWB
Edição São Paulo: http://bit.ly/MF_On_Tour-SP
Edição Belo Horizonte: http://bit.ly/MF_On_Tour-BH



Website: http://www.mfontour.com.br


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