Blog

Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro destaca as franquias em cultura e liderança

Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro destaca as franquias em cultura e liderança


Um dos mais importantes retratos do segmento e espaço de reflexões sobre temas relevantes, o Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro revelou seus destaques nesta terça (1º), durante o Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Um dos mais importantes retratos do segmento e espaço de reflexões sobre temas relevantes, o Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro revelou seus destaques nesta terça (1º), durante o Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios. A 6ª edição da premiação teve como tema "Cultura Organizacional e Liderança nas Redes de Franquias".

Em 2019, o estudo foi inspirado em literaturas sobre o tema e em pesquisa publicada na Harvard Business Review. De 15 de julho a 14 de agosto, o questionário foi respondido por 300 franqueadoras de grande, médio e pequeno porte de todo o país, sendo que 95% dos respondentes estão majoritariamente, em posições no alto escalão de gestão, como sócio, fundador, presidente, C-Level, diretor, gerente ou coordenador.

"A cultura de uma empresa é uma norma seguida por todos, mas que não está escrita em nenhum lugar. Ela apenas existe. É o que determina o que é encorajado, desencorajado, aceito ou rejeitado pelo grupo. São os valores, padrões e as crenças que moldam o comportamento das pessoas da companhia. Ela é modelada pela experiência acumulada por seus elos ao longo dos anos, a forma de conduzir as decisões e até mesmo a forma com que as pessoas se relacionam", explica Lyana Bittencourt, sócia-diretora do Grupo BITTENCOURT.

Segundo o estudo, a cultura tem características que a diferenciam do clima organizacional ou dos valores da companhia, por exemplo. Ela é compartilhada por todos, difundida, duradoura e implícita. A pesquisa publicada pela Harvard Business Review em 2018 trouxe uma forma mais tangível de identificar os traços e estilos culturais vigentes - no plural, porque geralmente uma combinação deles é que determina a sua forma de ser.

O estudo contou com a participação de empresas franqueadoras dos setores de: alimentação, moda, saúde, beleza e bem-estar, serviços educacionais, casa e construção, serviços e outros negócios, limpeza e conservação, serviços automotivos, comunicação, informática e eletrônicos, entretenimento e lazer, hoteleira e turismo.

Constatou-se que 61% das empresas já implantaram mudanças em sua cultura organizacional - sendo que 50% do total já tiveram alterações em razão das mudanças do ambiente (cenário econômico, político) e 11% possuem uma organização completamente diferente. O estudo trabalhou a cultura sobre três aspectos: ambiente; relacionamento; e liderança. Além disso,  identificou o perfil da cultura e da liderança nas redes de franquias, dos  setores predominantes no estudo: alimentação, moda, saúde, beleza e bem-estar e serviços educacionais.

"Dentre as reflexões que o estudo proporcionou está o fato de que a cultura forte traz resultados muito positivos para os negócios quando alinhada à estratégia e liderança. Do mesmo modo, percebe-se que é possível melhorar o desempenho organizacional por meio da mudança de cultura, mas antes se faz necessário conhecer a cultura existente para então começar a moldar e cultivar uma cultura alvo. Por fim, o estudo aponta que nada vai substituir a habilidade do líder em utilizar os traços fortes da cultura em favor da estratégia ou de reconhecer em seus times aqueles que são capazes de apoiá-lo a promover a mudança cultural. Por isso, a mudança deve começar nas entranhas da companhia, e não em ações de recursos humanos", destaca Lyana.

TOP 25 do Franchising Brasileiro

Sempre alinhada com o estudo anual, a premiação dos TOP 25 do Franchising Brasileiro seleciona, dentre as empresas participantes, aquelas que melhor representam o seu tema, ou seja, aquelas que possam servir de exemplo e inspiração para outras empresas do setor. Conheça as empresas selecionadas:

AREZZO

BIBI

CASA BAUDUCCO

CASA DO CONSTRUTOR

CAVERNA DO DINO

CHILLI BEANS

CHINA IN BOX

CNA

GRAU TÉCNICO

GRILETTO

HERING

HOME ANGELS

IGUI

IMAGINARIUM

INFLUX ENGLISH SCHOOL

JORGE BISCHOFF

MCDONALD'S

MORANA

O BOTICÁRIO

PORTOBELLO SHOP

REI DO MATE

INTIMISSIMI

MAPLE BEAR

RESERVA

RI HAPPY

O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios começou hoje e acontece até amanhã, 2 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo. Em nove edições, já recebeu mais de 9 mil executivos, dentre CEO's, diretores e gerentes, de 2 mil empresas, incluindo as maiores redes de franquias e negócios do país.

Os debates contam com lideranças de destaque como Marcelo Bertini, presidente do Cinemark; Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels; Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans; Augusto Lins, presidente da Stone; Greg Nathan, maior especialista mundial em relacionamento nas redes de franquias, entre outros.



Website: http://www.forumdefranquias.com.br/


Publicidade