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CEO do Magazine Luiza mostra como tornou a gigante varejista uma empresa única no 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios

CEO do Magazine Luiza mostra como tornou a gigante varejista uma empresa única no 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios


Evento reúne executivos da indústria, varejo, serviços e franqueadores para discutir evolução do franchising e das redes de negócios no mundo nos dias 1º e 2 de outubro

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
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Inicialmente uma empresa familiar, o Magazine Luiza transformou-se em uma das marcas mais admiradas do Brasil. Os resultados falam por si só. Recentemente, as ações da companhia foram elevadas de R$ 21 para R$ 40 pela Itaú Corretora. A forte plataforma online muito bem integrada com a rede de lojas é um dos fatores. Somente um deles. Visão de mercado, aplicativo forte, fidelização e entendimento do cliente podem ser apontados como outros.

Frederico Trajano é o CEO da companhia. No DNA, traz a veia empreendedora de Luiza Helena Trajano. Incorporou a isso a capacidade de transformação. Atualmente é a segunda pessoa mais ocupada da rede - perde apenas para a Lu, persona digital da marca nas redes sociais. No dia 1º de outubro, o CEO estará no 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, promovido pelo Grupo BITTENCOURT. O executivo vai falar sobre "A construção de uma cultura organizacional única como estratégia de diferenciação".

"Sou a liderança diretamente associada à mudança, à transformação digital pela qual o Magalu passou nos últimos anos. Mas o que não está claro para muitas pessoas é que essa revolução só foi possível porque eu soube não só respeitar um legado, mas usá-lo ao nosso favor para impulsionar o negócio. Gosto de compartilhar essa história com outros empreendedores para ajudá-los em suas jornadas", destaca Trajano.

"Duas coisas nos tornam únicos. O nosso propósito: o Magalu quer ‘dar acesso amplo com aquilo que é privilégio de poucos’ e o fato de que não temos uma fórmula pronta para conquistá-lo. Costumamos dizer que, ‘no Magalu, o que não muda é que a gente sempre muda’. É quase um mantra", complementa.

Há um propósito de inclusão na essência da rede. Ele cita como exemplo a venda da primeira TV a cores para os consumidores do interior de São Paulo, a primeira lavadora para a classe média brasileira e, mais recentemente, o smartphone, porta de entrada para o mundo conectado. Nos últimos anos, essa ideia foi transportada para o digital. Depois de digitalizar a companhia, o Magazine Luiza assumiu uma missão ainda mais ousada: digitalizar o Brasil.

"É parte também da nossa estratégia oferecer aos pequenos varejistas do país acesso aos milhões de consumidores que estão na web. Para isso, temos o nosso marketplace, que já responde por 24% das vendas do e-commerce total. Adicionamos em média 1 mil novos lojistas (sellers) por mês na plataforma e finalizamos o trimestre com mais de 8 mil parceiros, que disponibilizam 7,5 milhões de itens aos nossos clientes. O forte crescimento na nossa base de sellers, no sortimento e nas vendas do marketplace fortalece a nossa estrutura para desenvolver e escalar o Magalu as a Service (MaaS), que consiste em disponibilizar para terceiros os mesmos serviços que já oferecemos para nossa própria operação de e-commerce", explica Trajano.

A marca pretende utilizar todas as lojas como minicentros de distribuição para depender cada vez menos dos Correios. Além disso, há uma parceria com mais de 2 mil motoristas de caminhão para distribuir os produtos nas lojas e entregar em domicílio aos consumidores. O tempo de entrega reduziu bastante. Em São Paulo e Belo Horizonte, 95% dos produtos já chegam ao cliente em menos de 24 horas. No restante do Brasil, a parcela de pedidos entregues em 48 horas subiu de 1% para mais de 30%.

"A Malha Luiza já oferece, por exemplo, o serviço de coleta e entrega do produto ao cliente final para mais de 135 sellers. Ou seja, não é o valor de ação por si só que nos move. Ou rentabilidade. Ou participação de mercado. É o nosso propósito que está por trás da nossa ambição de crescimento, e estamos sempre encontrando novos caminhos para torná-lo realidade", complementa.

Sobre o Fórum

O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios acontece nos dias 1 e 2 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo. Em nove edições, já recebeu mais de 9 mil executivos, dentre CEO's, diretores e gerentes, de 2 mil empresas, incluindo as maiores redes de franquias e negócios do país. Além de Frederico Trajano, os debates contarão com lideranças de destaque como Marcelo Bertini, presidente do Cinemark; Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels e Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans, Greg Nathan, maior especialista mundial em relacionamento nas redes de franquias, entre outros.

TOP 25 do Franchising Brasileiro

O Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro traz importantes reflexões ao mercado e mostra um retrato do setor com temas relevantes. Realizado pelo Grupo BITTENCOURT desde 2013, a premiação muda de temática todos os anos para dar visibilidade a diferentes segmentos importantes para o mundo das franquias. Em 2019, o estudo aborda "Cultura Organizacional e Liderança nas Redes de Franquias".

As inscrições são gratuitas. Em 2019, o estudo é uma adaptação das pesquisas publicadas por Boris Groysberg, Jeremiah Lee, Jesse Price e Yo-Jud Cheng na Harvard Business Review.A proposta visa traçar o perfil das franqueadoras no que se refere à cultura organizacional. Ou seja, como se organizam e expressam seus valores e crenças e também como respondem às mudanças e interagem com seus stakeholders. Da mesma forma, o estudo vai traçar o perfil dos líderes envolvidos nessas organizações.

Relacionamento com o consumidor

O Fórum representa um espaço para a experimentação de alguns dos principais players do mercado de alimentação e outros segmentos. Os participantes poderão experimentar delícias das marcas CASA BAUDUCCO, CAFÉ SANTA MÔNICA, REI DO MATE, MR. CHENEY, CHOPP Germânia, MCCAIN, NUTTY BAVARIAN, PONTO NATURAL, CUOR DI CREMA, AÇAÍ DA BARRA, TIROLEZ, HACHMITSU, PARIS 6 e CINEMARK.

O evento proporciona ainda experiências diferenciadas, que trazem descontração e descompressão. Em 2019, SENSE SPA, DUO +, KOPENHAGEN E GIULIANA FLORES prometem surpreender o público presente.

O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios tem correalização da LINX, com patrocínio do BANCO SANTANDER, SCAFFOLD EDUCATION, VTEX, JADLOG, VIMER, FINANÇAS 360°, FAST GERENCIADORA E CONSTRUTORA e CIELO. 4



Website: http://www.forumdefranquias.com.br


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