Blog

14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema começa dia 7 de agosto, no CineSesc, em São Paulo

14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema começa dia 7 de agosto, no CineSesc, em São Paulo


São 12 filmes, entre eles, quatro inéditos e sete dirigidos por mulheres, destacando uma nova geração de cineastas árabes e temas relacionados aos desafios do Mundo Árabe, como a crise de refugiados. A abertura será realizada no dia 7, a partir das 20h30, no CineSesc, com exibição do filme “Os Afortunados” e presença da diretora Sofia Djama. Joy Ernanny, diretora de “Além do Véu”, também é convidada especial da Mostra.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

De 7 a 14 de agosto, o Instituto da Cultura Árabe - ICArabe e o Sesc-SP - Serviço Social do Comércio promoverão no Cinesesc a 14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, com copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e em parceria com a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil - Fambras e o Instituto do Sono. A abertura para o público será realizada no dia 7 de agosto, a partir das 20h30, no CineSesc, com exibição do filme "Os Afortunados" e presença da diretora argelina Sofia Djama, que participará ainda de debate no dia 8. Joy Ernanny, diretora de "Além do Véu", integrará encontros com o público nos dias 9 e 11 (veja programação completa e sinopses em https://icarabe.org/node/3654). A 14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema terá continuidade, de 16 a 28 de outubro, com programação especial e exibição de 20 filmes no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP). A programação no CCBB-SP será informada em breve.

No Cinesesc, esta edição traz 12 filmes - quatro deles inéditos e sete dirigidos por mulheres, que retratam a realidade política, social e cultural de países árabes, tendo como fio condutor "os desafios do Mundo Árabe em meio à crise de refugiados, ao terrorismo, ao pós-colonialismo, ao clamor por mais liberdade de expressão, mas também o retorno às origens, a memória e a análise do passado frente a um novo cenário que se revela", como ressalta o curador da Mostra e diretor cultural do ICArabe, Arthur Jafet.

As produções estão divididas em três sessões temáticas: "A Memória e seus encontros", "A Chama da Insurreição" e "Do limite ao deslocamento". Entre os destaques desta edição, além de "Os Afortunados", estão "Caçando Fantasmas", "Corpo Estrangeiro", "Sobre Pais e Filhos" e "Relatórios de Sarah e Saleem".

Em meio à turbulência social e política de sua esfera, o Mundo Árabe vem apresentando um número crescente de cineastas talentosos, que busca se recompor com maior criatividade e através de técnicas sofisticadas de filmagem, para expor ao público as questões que afligem a sua geração. Em virtude disso, observa-se uma presença cada vez maior da cinematografia árabe em festivais de grande envergadura, como Cannes, Veneza, Berlim, Locarno, Toronto e Sundance, além do Oscar e do César. Uma nova geração de cineastas talentosos está surgindo e se afirmando, trazendo as questões das sociedades árabes atuais para o primeiro plano.

São tais expoentes que a Mostra Mundo Árabe de Cinema escolheu apresentar por meio de prévias, debates em filmes e ciclos temáticos. Através de convênios com diversas instituições, como a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, a Fambras e o Instituto do Sono, o ICArabe apresentar a variedade de estilos e temas, destacando não apenas a política e o cotidiano, bem como a beleza, a arte e o senso de humor, que com tamanha intensidade são registros marcantes das sociedades do Mundo Árabe.

Contribuindo para a história do cinema árabe no Brasil

A Mostra Mundo Árabe de Cinema surgiu em 2005, logo após a criação do Instituto da Cultura Árabe, em 2004, como uma entidade laica e sem fins lucrativos.

O objetivo da Mostra Mundo Árabe de Cinema sempre foi (e continua sendo) o de apresentar ao público brasileiro a cinematografia dos países árabe e de temática árabe, contribuindo para desfazer os estereótipos e retratando a realidade dos países árabes.

Para acompanhar as novidades da Mostra, acesse:

Página do Facebook: https://bit.ly/32MwzXX

Confira a programação completa em: https://icarabe.org/node/3654

Site da Mostra: mundoarabe2019.icarabe.org (no ar em breve)



Website: http://www.icarabe.org


Publicidade