Blog

Podcasts: o novo hábito dos brasileiros

Podcasts: o novo hábito dos brasileiros


Ibope revela que 16 milhões dos internautas brasileiros são ouvintes regulares. Programas voltados para o mundo dos negócios e empreendedorismo estão entre os mais escutados.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Categorizado como uma mídia de nicho, mas em constante ascensão, os podcasts vêm conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. Dos cerca de 120 milhões de internautas brasileiros, 40% já escutaram podcast. Esse e outros dados interessantes foram revelados em uma pesquisa inédita realizada pelo Ibope recentemente.

São 50 milhões de pessoas que já escutaram algum programa do tipo pela internet, sendo que 16 milhões (19% do total) ouvem podcasts ao menos três vezes por semana. Segundo a pesquisa, os ouvintes mais regulares têm de 16 a 24 anos de idade.

Com audiência fiel, esse número tende a crescer consideravelmente nos próximos anos. Não é a toa que o Spotify — um dos serviços de streaming de áudio mais utilizados nos quatro cantos do planeta —, somente neste ano, já adquiriu 3 plataformas focadas em podcast: Gimlet Media, Anchor e Parcast.

No entanto, mesmo com US$ 500 milhões destinados para aquisições de podcast em 2019, o Spotify não é o preferido dos ouvintes. De acordo com o Ibope, a porcentagem dos ouvintes entrevistados está distribuída da seguinte forma:

  • 42% escutam podcasts no YouTube;
  • 32% no Spotify;
  • 7% no Google Podcasts;
  • 5% no Apple Podcasts;
  • 3% no Soundcloud;
  • 3% no Deezer;
  • 2% no Castbox;
  • 1% PodcastAddict;
  • 1% Navegador, Blogs ou Sites;
  • 1% Não sabe.

A grande vantagem do podcast em relação a outros formatos de mídia é a possibilidade de escutar em qualquer dia, a qualquer hora e em qualquer lugar. Trata-se de uma excelente opção para quem deseja tornar útil o tempo gasto em idas e voltas (no carro, no ônibus, no metrô, no avião etc.), na academia, fazendo a faxina na casa ou em qualquer outra atividade do dia a dia.

Em relação a variedade de programas e dos assuntos abordados, é possível encontrar de tudo — desde os mais descontraídos até debates filosóficos profundos. Entre os mais acessados, encontram-se aqueles que são voltados para educação financeira, tecnologia, notícias, novidades e até mesmo empreendedorismo, como é o caso do ResumoCast.

Com a missão de “empoderar a humanidade com o conhecimento dos livros”, o programa resume os melhores livros para empreendedores, publicando um novo episódio gratuito a cada segunda-feira.

Apresentado por Gustavo Carriconde (fundador do ResumoCast, mentor e investidor de startups em Dubai) e Renata Libérica (jornalista e coaching de comunicação), os resumos em áudio também contam com um convidado especial a cada episódio, sendo geralmente o(a) próprio(a) autor(a) do livro ou um(a) grande autoridade no assunto abordado.

Os títulos disponíveis — desde os best-sellers mais clássicos até lançamentos recentes — abordam temas fundamentais para qualquer tipo de empreendedor, como produtividade, gestão corporativa, educação financeira, marketing e vendas, startups, abrindo um negócio e até mesmo desenvolvimento pessoal.

Após ser premiado pelo iTunes como um dos podcasts mais baixados do Brasil em 2018, o ResumoCast lançou recentemente seu aplicativo oficial, possibilitando aos ouvintes criarem suas próprias bibliotecas personalizadas com seus livros preferidos, escutarem qualquer episódio sem precisar de conexão com a internet (offline) e até mesmo indicarem os livros que eles querem escutar no programa.

Para baixar o aplicativo, acesse a loja virtual de acordo com seu aparelho ou acesse a o site do ResumoCast.

Página do app no site do ResumoCast: https://www.resumocast.com.br/aplicativo/

Link p/ download na Google Play:https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.dubbox.resumocast

Link p/ download na App Store: https://itunes.apple.com/br/app/resumocast-app/id1458930529



Website: https://www.resumocast.com.br/aplicativo/


Publicidade