Blog

Dicas: você está com as finanças no vermelho?

Dicas: você está com as finanças no vermelho?


Seu nome está negativado? Não consegue pagar a fatura total do cartão de crédito ou utiliza o limite do cheque especial constantemente? Fez um novo empréstimo para renegociar um anterior? Vive pedindo dinheiro emprestado para parentes e amigos? Se alguma dessas indagações reflete a sua vida, não se envergonhe. Uma das principais causas está relacionada à falta de educação financeira.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Seu nome está negativado? Não consegue pagar a fatura total do cartão de crédito ou utiliza o limite do cheque especial constantemente? Fez um novo empréstimo para renegociar um anterior? Vive pedindo dinheiro emprestado para parentes e amigos? Está pensando em procurar um agiota? As dívidas saíram do controle?

Se alguma dessas indagações reflete a sua vida, não se envergonhe. Há milhões de brasileiros e até empresas que se encontram nesta situação. E uma das principais causas está relacionada à falta de educação financeira - pessoal ou do gestor da empresa.

Espero que as orientações a seguir sejam úteis para te ajudar a restabelecer o equilíbrio financeiro da sua vida pessoal e empresarial:

1) Reúna a família e exponha a situação para que todos possam contribuir e caminhar juntos para resolver a questão. Não omita o problema, principalmente do cônjuge; a família unida neste momento é muito importante.

2) Assuma o controle da sua vida financeira e faça um verdadeiro levantamento de todas as despesas. Anote durante 30 dias todos os gastos, desde os pequenos até os maiores e separe por tipo de despesa. Não deixe escapar nada, tudo deve ser considerado.

3) Passado o período de anotações, totalize cada despesa e analise uma a uma para encontrar onde estão os excessos e desperdícios. Coloque metas de valor nos gastos e comece a guardar a economia conseguida com estes ajustes.

4) Anote todas as dívidas em andamento, tanto as que estão em dia, como aquelas em atraso. Relacione: credor, valor da dívida, número de parcelas total, parcelas em atraso, taxa de juros e o valor presente para quitação à vista.

5) Liste todas as dívidas por ordem de prioridade: primeiro as essenciais (água, energia elétrica e educação) e em seguida as que tenham bens em garantia, as dívidas com maior taxa de juros, e então as demais.

6) Calcule quanto do seu orçamento é possível poupar para pagar as dívidas e comece a procurar os credores para fazer a negociação, conforme a prioridade estabelecida no item anterior.

7) Se o credor não aceitar negociar nas condições que cabem no seu bolso, não faça acordo agora. Comece a guardar um valor mensalmente para negociar a dívida no futuro e à vista.

8) Tenha paciência e perseverança para sair desta situação. Assim, ficará imune para aceitar negociações prejudiciais à sua saúde financeira, que parecem eternizar o tempo para o pagamento das dívidas. Não se torne escravo das dívidas!

9) A portabilidade das dívidas para um único credor pode ser uma boa opção, contanto que a taxa de juros seja menor e a parcela mensal caiba no orçamento. Mas é essencial pesquisar bastante entre as instituições e negociar.

10) Estabeleça propósitos para a sua vida. Sonhos e objetivos que realmente sejam importantes para você e sua família. Assim ficará mais atento aos seus gastos e terá o hábito de consumir de forma consciente. Um desses objetivos pode ser se livrar das dívidas, mas estabeleça outro sonho agradável, acredite, passo a passo, você conseguirá quitar todas as dívidas e realizar cada vez mais propósitos na vida.

Se mesmo seguindo essas orientações você não evoluir positivamente, procure o auxílio de um Educador ou Coach Financeiro. Mas não desista nunca. Você e sua família merecem uma vida sustentável financeiramente, e que seja próspera.

Texto por Edward Cláudio Júnior, cofundador do BEM Financeiro

Sobre o BEM Financeiro:

Com uma equipe de profissionais experientes, dedicados aos temas de gestão de empresas e finanças pessoais, o BEM Financeiro atua na transformação da consciência financeira do cliente. Através de serviços como avaliação da saúde financeira, palestras, treinamentos, coaching, entre outros, trabalha tanto com empresas quanto com pessoas físicas.

Mais informações em: https://www.bemfinanceiro.com.br/



Website: https://www.bemfinanceiro.com.br/


Publicidade