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Empreendedor dá dicas de como lojas físicas podem se destacar frente a concorrência com o e-commerce

Empreendedor dá dicas de como lojas físicas podem se destacar frente a concorrência com o e-commerce


Para o especialista em empreendedorismo de experiências William Weber, o metro quadrado de uma loja é muito caro para vender apenas produtos

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
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As lojas virtuais estão cada vez mais competitivas. Diferente dos estabelecimentos físicos, no e-commerce as compras acontecem em um clique, de qualquer lugar com conexão com a internet e em qualquer horário do dia. Com um cliente cada vez mais informado sobre o produto o qual tem interesse e as facilidades do e-commerce, as lojas físicas além de competirem entre si, agora competem com um novo estilo de fazer compras.

O comércio online teve um crescimento de 12% no primeiro semestre de 2019, segundo a 40ª edição do levantamento Webshoppers, realizado pela E-bit Nielsen, empresa que mede a reputação de marketplaces. Conforme a pesquisa, 36% da população brasileira já realiza compras pela internet e o país é o com maior faturamento entre os países da América Latina em compras digitais. 

Para o palestrante, mentor e especialista em empreendedorismo de experiências William Weber, o metro quadrado de uma loja é muito caro para vender apenas produtos. Para se destacar na concorrência com o e-commerce é preciso apostar em promover boas experiências ao cliente na hora da compra e nas especificidades que só o espaço físico possui.

‘’Uma boa experiência irá fazer com que o empreendedor venda mais’’, destaca. Segundo Weber, o cliente compra de quem ele gosta e onde ele se sente bem, não sendo o preço um fator primário na tomada de decisão. 

‘’É preciso criar experiências dentro da loja para que o cliente se sinta bem para comprar naquele momento’’, explica Weber. Para o palestrante e também empreendedor, diversos fatores participam da construção de uma boa experiência em um estabelecimento, sendo eles: 

1 - Levantar uma bandeira - Apostar em princípios, esses imutáveis e que dialoguem com o público-alvo e os produtos a serem comercializados.

2 - Storytelling - Investir em uma narrativa que converse e represente os valores e princípios do estabelecimento e saber como contá-la.

3 - Ter uma equipe que acredite nessa história - Um bom grupo de funcionários é fundamental, conforme o especialista. ''Contar com profissionais que acreditem e se identifiquem com o produto que estão vendendo contribuirá para que o cliente tenha uma boa experiência e acabe comprando'', afirma.

4 - Ter produtos que refletem a história contada - Investir em produtos que conversem com a história da empresa e que mantenham o cliente na imersão que é o empreendedorismo de experiência, explica Weber.

5 - Escolher o cliente que tem os mesmos valores que a sua marca - Conforme Weber, não cabe mais ao vendedor, principalmente quando se fala de negócios do futuro e clientes engajados com uma causa, vender simplesmente por convencimento. Para o empreendedor, os estabelecimentos precisam encontrar consumidores que conversem com o perfil da empresa.

6 - Ter um ambiente onde o cliente se sente bem - Criar um local onde o cliente queira estar, goste e se sinta confortável. 

7 - Criar um ritual de consumo - Onde o cliente ao chegar no estabelecimento vai saber o que encontrar no lugar. Pode ser desde características no ambiente, como um cheiro próprio, ou o ato de algum membro da equipe carregar as sacolas até a saída do estabelecimento.

8 - Apostar em ambientes instagramáveis - As pessoas querem mostrar onde elas estão e o que estão consumindo pelas redes sociais. 

9 - Ter uma embalagem que o cliente tenha orgulho de carregar - Investir em embalagens com identidade visual própria e que o consumidor goste.

10 - Tem que haver uma surpresa - Conforme o empreendedor, a empresa tem que criar surpresas para o cliente que ele vai querer contar aos amigos e postar nas redes sociais. Pode ser um gesto, cortesia ou brinde. ‘’Algo que surpreenda e encante o consumidor’’.

William Weber é empreendedor, consultor de negócios e especialista em experiências. Com formação em Administração, Publicidade e mestrado em Gestão e Negócios pela Unisinos com titulação de Master Gestion et Affaires na Université de Poitiers, o profissional também contabiliza cursos no Instituto Disney em seu currículo. Vencedor da categoria influenciador digital do prêmio Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil do Rio Grande do Sul, a ADVB-RS, Weber atua realizando palestras, mentorias e workshops para empreendedores e empresas. 



Website: http://www.williamweber.org


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