Blog

Produtividade é considerada habilidade número 1 dentro de empresas e a falta dela afeta economia do país

Produtividade é considerada habilidade número 1 dentro de empresas e a falta dela afeta economia do país


Pesquisa mostra que atrasos, faltas e procrastinação faz empresas perderem 250 milhões por ano

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Produtividade, ter ou não ter? Essa é a questão. Mesmo sendo considerada um dos pontos-chaves de qualquer empresa, a falta dela é cada vez mais comum e vem prejudicando as 500 maiores empresas do Brasil, fazendo escoar pelo ralo cerca de 250 milhões de reais por ano, o levantamento desses dados foi feito pela Levee, startup que usa inteligência artificial para aumentar produtividade nas empresas.

O problema pode muitas vezes passar despercebido, como apenas uma falta ou preguiça, porém é importante salientar que essas faltas podem ter consequências graves até para a economia do Brasil.

Faltas e improdutividade

Os problemas de improdutividade e faltas são ainda maiores em empresas do setor de serviços, como varejo, restaurantes, hospitais e call center. Em média 5% dos funcionários faltam por dia em empresas do setor de serviços no Brasil, número que pode chegar entre 7% a 10% em segmentos como o varejo.

Nessas empresas, são as pessoas, mais do que máquinas ou equipamentos, que são responsáveis pelo andamento da companhia. Os dados de absenteísmo são calculados considerando o número de funcionários faltantes da área de serviços, varejo e alimentação da base do aplicativo da startup.

Autoconhecimento e estratégias para aumentar a produtividade

Para estrategista, desenvolvedora de carreiras e coach Thaís Lima, o autoconhecimento é uma das ferramentas mais valiosas para conseguir definir metas e atingir os objetivos, refletindo no aumento da produtividade.  “O aspecto mais importante de todos é nos conhecermos, conhecer como é o nosso funcionamento. Você é uma pessoa que fica mais focada de dia, de tarde ou à noite? Você é uma pessoa que já sai fazendo as coisas, se distrai com facilidade ou precisa de um passo a passo? Depois de entender isso, minha sugestão é que você planeje o que é importante para você no domingo, antes de começar a semana”, afirma a desenvolvedora de carreiras e coach.

Para a terapeuta financeira e coach Aline Soaper, o mais importante para gerir o tempo corretamente e aumentar a produtividade é definir prioridades: “Prioridades do mês, da semana, do dia, e definir as ações a partir dessas prioridades. O que acontece na maioria das vezes é que as pessoas controlam o tempo baseado nas urgências e deixam de cuidar de ações estratégicas que são muito importantes para o desenvolvimento da empresa, dos projetos e da própria vida”, afirma Soaper.

O modo de lidar com as tarefas e a organização do dia muda de acordo com o estilo da pessoa. Existe aquele perfil que prefere organizar as tarefas por listas, aqueles que preferem aplicativos, os que não vivem sem a agenda diária de papel e os vícios em agendas virtuais que colocam alarmes até para beber água. “Eu acredito que os aplicativos ajudam sim, mas sou a favor do mix entre o analógico e o digital, estudos indicam que o processamento do nosso cérebro quando escrevemos algo à mão é completamente diferente do ato de digitar que é uma simples transcrição”, afirma Thais Lima, desenvolvedora e coach de carreiras.

Monstrinhos sabotadores e hipnose como alternativa

Uma pesquisa realizada pelos pesquisadores Engert, Miller, Kirsch-baum e Singer mostrou que o mero fato de observar uma pessoa estressada, especialmente um colega de trabalho ou um familiar, pode afetar imediatamente nosso sistema nervoso, chegando a aumentar em até 26% os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Com o aumento do estresse é possível identificar que a grande maioria das pessoas vai se sentindo em um beco sem saída e as soluções que rapidamente vinham a mente, começa justamente a fugir da mente e dando origem aos nossos sabotadores como pensamentos como: “eu não vou conseguir” “eu não sou bom o suficiente”, “meu chefe não vai gostar nada disso” e entre outras.

Para o psicólogo, treinador e criador de Hipnose Transformacional, Romanni Souza a prática regular da hipnose tem um papel importante de romper com as crenças limitante e gradualmente afastar os pensamentos sabotadores: “A hipnose transformacional atua justamente fazendo a limpeza do excesso de pensamentos que podem limitar a nossa vida e ao mesmo tempo contribuindo com a blindagem emocional para nos proteger das influências sabotadoras que podem vir a ocorrer durante o dia a dia”, afirma o hipnólogo.

Cursos para ser mais produtivo:

Curso Simples Assim: Curso desenvolvido pela estrategista, desenvolvedora de carreiras Thaís Lima sobre produtividade e planejamento.

Cursos Udemy: Diversos cursos desenvolvidos por especialistas sobre produtividade para vida profissional e pessoal.

 





Website: http://sucessocomm.com.br/simples-assim


Publicidade