Blog

3 afirmações poderosas pra construir um mindset vencedor

3 afirmações poderosas pra construir um mindset vencedor


Quando o valor programado na sua mente diz "isso é impossível", todo o seu sistema vai trabalhar para confirmar aquela regra. Por outro lado, se a sua programação for "tudo tem uma solução", a sua mente vai dedicar os seus esforços na busca de uma solução.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

"É impossível", disse o meu aluno Ricardo, depois de tentar por dois anos um exercício que aprendeu comigo. Respondi, citando Henry Ford: se você pensa que pode, ou se pensa que não pode, em ambos os casos, você está certo. Uma semana depois, ele voltou com orgulho no olhar para me dar a notícia: consegui!. Hoje, Ricardo trabalha ensinando outras pessoas a fazer o impossível.

Se eu fosse resumir em uma única frase qual é o principal aprendizado a ser extraído dos meus treinamentos de mindset, o qual você precisa testar, compreender e internalizar o quanto antes na sua vida, ela seria: você está constantemente programando sua forma de pensar através das suas palavras e das imagens que cria em sua mente.

Todo programa de computador possui uma linguagem de programação. Se quiser fazer qualquer alteração nas funções desse sistema, você precisa conhecer essa linguagem ou contratar alguém que conheça. O ser humano criou o computador à sua imagem e semelhança, a lógica da programação pode ser comparada ao funcionamento da nossa mente, através de regras e valores.

Quando o valor programado na sua mente diz "isso é impossível", todo o seu sistema vai trabalhar para confirmar aquela regra. Por outro lado, se a sua programação for "tudo tem uma solução", a sua mente vai dedicar todos os esforços na busca de uma solução.

A boa notícia é que você não precisa fazer um longo curso para aprender essa complexa linguagem de programação do seu mindset, porque os seus pais já vêm te ensinando desde que você nasceu. Ela se chama: língua portuguesa e, para sua sorte, é um dos idiomas mais ricos do mundo.

A seguir, compartilho com você três afirmações chave, pílulas de mindset vencedor, para reprogramar a sua mente e construir uma programação vencedora.

Eu sou melhor a cada dia; uma pessoa melhor, um melhor amigo, familiar e profissional.

Carol Dweck, no seu livro Mindset, obra que popularizou o termo, divide a programação mental em dois grupos que induzem a comportamentos e resultados opostos: mindset fixo e mindset de crescimento. Quando você possui uma programação do primeiro tipo para alguma coisa, o seu comportamento é de aceitar a realidade como ela é, pois não existe, em sua concepção, muito que você possa fazer para alterá-la. O segundo tipo, identificado pela autora em pessoas de sucesso, induz a comportamentos proativos com a intenção de agir para construir a realidade que você deseja. Programe-se para ser melhor, transformando-se em uma pessoa da qual você se orgulhe e criando uma vida que te realize.

2. Eu aprendo com tudo, o tempo todo.

Se tem uma coisa que eu aprendi com o meu mentor, o Comendador DeRose, ao longo da nossa convivência de mais de 10 anos, é que o aprendizado é um músculo que precisa ser treinado ao longo da vida. Você só fica velho de verdade quando para de aprender, e isso independe da sua idade. O professor DeRose recém completou 75 anos e segue sendo a pessoa mais aberta ao aprendizado que eu conheço.

Quando você encara tudo como uma oportunidade de aprendizado, você elimina da sua vida a frustração pelos seus erros e fracassos. Você vence, ou você aprende. Em ambos os casos, você ganha.

3. Eu foco apenas naquilo que posso controlar.

Segundo psicólogo estadunidense Dr. Paul Dobransky, uma das definições de

sofrimento é: gastar tempo e energia tentando controlar aquilo sobre o que você não tem

controle. Quem nunca ficou furioso quando choveu bem naquele seu fim de semana

na praia? Quando o seu time perdeu, com ou sem a ajuda do juiz? Quando seus pais

ou seus filhos não se comportaram como você queria?

O que todas essas situações têm em comum é o nosso desejo inerente de controlar

aquilo que não está sob nosso controle.

Um ditado de sabedoria popular hindu muito antigo diz: se o chão tem espinhos, não

tente cobrir o solo com couro. Vista sapatos e caminhe tranquilamente sobre os

espinhos.

Ainda não está seguro de que repetir essas afirmações irá reprogramar a sua forma de pensar e agir? Excelente! Coloque essa teoria à prova, fazendo o seguinte teste durante uma semana: escreva e leia as frases acima todos os dias antes de dormir e ao acordar, acompanhando a leitura com uma mentalização que reforce a afirmação.

No seu curso Segredos da Mentalização, o Prof. DeRose ensina que, para utilizar essa outra eficiente linguagem de programação, a criação de imagens mentais, você deve imaginar aquilo que você deseja, seja um objetivo de vida ou um novo comportamento, com riqueza de detalhes, como se estivesse vendo um filme em sua mente. Essa técnica, usada por muitos atletas de alto rendimento, reprograma o inconsciente através de uma linguagem que surgiu milhões de anos antes da invenção das palavras, a linguagem visual, e que, portanto, pode ser ainda mais eficiente para se comunicar com aquela parte mais antiga da sua mente.

Preste atenção em tudo que você diz e escolha com sabedoria as suas palavras, até em pensamento.

Em minhas consultorias e workshops sobre mindset, ensino uma regra áurea: nunca diga nada que você não quer que seja verdade. Pois aquilo que você assume como verdade, torna-se uma regra de programação para o seu inconsciente que, segundo a neurocientista Renata Coura, controla mais de 95% das nossas funções cerebrais.

Se a maior parte da sua programação mental roda no piloto automático, é preciso exercitar o autoconhecimento, autoestudo, mindfulness, meditação entre outras técnicas que podem contribuir. Repetir as afirmações acima diariamente já é um ótimo exercício para reprogramar a sua mente. Ainda mais eficiente é aprender a usar a mentalização da forma que o Prof. DeRose ensina em seus cursos.

Danilo Chencinski

Diretor do DeROSE Vila Mariana, onde oferece treinamentos de alta performance nos esportes, no trabalho e na vida. Para saber mais, visite o site: www.metododerosevilamariana.com.br

Endereço: Rua Estado de Israel, 527

Tel: (11) 3589-7227 / (11) 98639-0640

Cursos e oficinas sobre o tema

Oficina de Mindset - com Danilo Chencinski

Data: 6 de abril

Horário: 11h

Mais informações e inscrições: pelo Instagram @derosevilamariana ou pelo telefone 11 3589-7227

Curso Segredos da Mentalização - com Prof. DeRose

Data: 6 de abril

Horário: 15h



Website: http://www.metododerosevilamariana.com.br


Publicidade