Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing - Dino

Notícias Corporativas

194647

Sete em cada dez brasileiros doaram dinheiro nos últimos 12 meses, segundo pesquisa divulgada pelo IDIS

Duzentos reais é o valor médio doado pelos brasileiros que fizeram doações nos últimos 12 meses, sendo que os jovens foram o destaque da pesquisa

São Paulo

Categoria: Negócio

Autor: DINO

Data de Publicação: 12/02/2019
DINO

O relatório ?Um Retrato da Doação no Brasil?, lançado hoje em São Paulo, faz parte de uma série internacional, produzida pela Aliança Global da Charities Aid Foundation (CAF), uma rede mundial de organizações que trabalham na vanguarda da filantropia e da sociedade civil.

Aqui no Brasil, a CAF é representada pelo IDIS, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, que divulgou dados sobre como os brasileiros praticam doação, voluntariado e engajamento cívico.

Sete em cada dez brasileiros (70%) doaram dinheiro nos últimos 12 meses, seja a uma organização social, a uma igreja ou organização religiosa. A doação em dinheiro segue sendo o método mais comum, sendo utilizado por cerca de dois terços dos doadores (68%).

Duzentos reais é o valor médio doado pelos brasileiros que fizeram doações nos últimos 12 meses, sendo que as pessoas com idade entre 25 e 34 anos se mostraram significativamente mais propensas a doar nesse período em comparação com as de mais de 55 anos (75% contra 64%).

As três principais razões para doar não mudaram desde 2017. "Porque me sinto bem" é a razão mais comum para doar, de acordo com metade dos entrevistados. "Preocupar-se com a causa" (42%) e "querer ajudar as pessoas menos favorecidas" (40%) são as que vêm em seguida.

A maioria dos brasileiros entrevistados considera que o impacto das organizações sociais no Brasil é positivo para as comunidades locais, para o Brasil como um todo e internacionalmente. Os jovens com idade entre 18 e 24 anos apresentam uma tendência significativamente maior do que a média de perceber um impacto positivo das organizações sociais no Brasil como um todo (85% contra 73% na média).

Esses mesmos jovens, tendem a se sentirem mais estimulados a doar dinheiro, tempo ou bens, do que a média, nos próximos 12 meses. "Ter mais dinheiro" é o maior motivador para doações futuras, com mais da metade citando esse fator (57%). Esse número permanece praticamente inalterado desde 2017 (59%). Na sequência aparecem "saber com certeza como o dinheiro é gasto" (46%) e "mais transparência no terceiro setor/organizações sociais" (33%).

"O novo relatório confirma os números do anterior, o que pode ser interpretado como uma boa notícia, pois demonstra que os brasileiros, apesar de todos os problemas, continuam doando", revela a diretora-presidente do IDIS, Paula Fabiani.

No entanto, o país segue no mesmo nível em termos de Cultura de Doação, ou seja, não evoluiu a distância entre o Brasil e os países com maior tradição de doação. "O que nos deixa mais entusiasmados é perceber que as novas gerações são mais engajadas em comportamentos solidários, tais como doação e voluntariado", acrescenta Paula.

Country Giving Report Brasil - Completo

O estudo na íntegra pode ser baixado em www.idis.org.br/publicacoes

Metodologia

Este relatório se baseia em dados coletados pelo YouGov a pedido da CAF. No Brasil foram feitas 1.022 entrevistas online entre 2 de agosto e 31 de agosto de 2018. O levantamento foi conduzido por um parceiro de pesquisas online do YouGov.

Devido ao grau de penetração da internet no Brasil (45%), a amostra é representativa da população urbana e é ajustada aos dados demográficos conhecidos da população, incluindo idade e gênero.

As diferenças são apontadas com grau de confiança de 95% (o nível de confiança de que os resultados são um verdadeiro reflexo de toda a população). A margem de erro máxima (a quantidade de erro de amostragem aleatória) é calculada em ±3%.

Sobre o IDIS

Fundado em 1999, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP). Pioneiro no apoio técnico ao investidor social no Brasil, o IDIS inspira, apoia e amplia o investimento social privado de pessoas, famílias, empresas e comunidades. O IDIS sonha com um futuro justo e solidário, no qual cada um faça a sua parte e trabalha para aumentar o impacto do investimento social privado, construindo parcerias e projetos, produzindo e compartilhando conhecimento.



Website: http://www.idis.org.br/publicacoes



Publicado por:

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa DINO e não é de responsabilidade do Mundo do Marketing.

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss