Blog

Ferramentas que fomentam negócios e relacionamentos entre empreendedores podem aumentar o faturamento das empresas

Ferramentas que fomentam negócios e relacionamentos entre empreendedores podem aumentar o faturamento das empresas


Do grupo de WhatsApp à aceleradora 360º de startups, o Clube Empreendedor chega aos 12 mil associados e anuncia uma nova plataforma com o intuito de reunir ainda mais empresas, investidores e indústria em um ecossistema de fortalecimento econômico e geração de novos negócios.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Mesmo com a crise que vem assolando o país, o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) com o apoio do SEBRAE revela que a taxa total de empreendedorismo foi de 36,4% em 2017.  Isso significa que de cada 100 brasileiros e brasileiras entre 18 e 64 anos, 36 deles conduziam alguma atividade empreendedora.

Em números absolutos isso quer dizer que é de quase 50 milhões o contingente de brasileiros que já empreendem e/ou realizaram, em 2017, alguma ação visando a criação de um empreendimento em um futuro próximo. Esse cenário se mostra otimista para 49,1% dos donos de pequenos negócios, que se mostram positivos quanto ao futuro da economia até março de 2019, é o que mostra a pesquisa encomendada pelo SEBRAE para o Meta.

Diante dessa conjuntura, o Clube Empreendedor surgiu em dezembro de 2017, a partir da ideia de dois empreendedores cariocas envolvidos em prol de dois objetivos: resgatar a economia da cidade por meio do empreendedorismo e desenvolver uma rede fomentadora de negócios no Rio de Janeiro, cidade com a menor taxa de sobrevivência de empresas com até dois anos de abertura entre as capitais do Sudeste, segundo o SEBRAE.

“Não esperávamos que um grupo no WhatsApp criado para gerar parcerias entre empreendedores fosse atingir tão rapidamente o limite de 256 integrantes. Isso nos motivou a criar muito mais grupos”, comentam Luís Leão e Rafael Ponzi, fundadores do Clube.

Hoje, são mais de 20 comunidades ativas no WhatsApp e 12 mil associados segmentados por núcleo de atuação — entre eles, lawtechs, fintechs e diversos tipos de startups do Rio de Janeiro e do Brasil.

Desde então, a ideia se tornou um negócio que vem ganhando força rapidamente, através da colaboração de Gustavo Venancio, CEO da About Grow, que dá suporte na área de comunicação e tecnologia, e de Armando Iazzetta, que viabilizou o projeto com a captação de investimentos.   

Para o final de 2018, o Clube anuncia a criação de um aplicativo totalmente focado na comunidade empreendedora, propondo um espaço exclusivo de geração de negócios, parcerias e trocas de conhecimento. O objetivo é atingir os mais de 40 milhões de empreendedores brasileiros, conforme resultados do relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

“Nos inspiramos nas maiores ferramentas de redes sociais para criar o aplicativo Clube Empreendedor. Pensamos em recursos de chat para o empreendedor familiarizado com o WhatsApp, em um feed de notícias poderoso como o do LinkedIn e, é claro, uma agenda para que ele possa divulgar e organizar sua participação em eventos, nos mesmos moldes do tradicional Google Agenda. Estamos certos de que essa comunidade pode transformar a conjuntura do empreendedorismo no Rio de Janeiro e no Brasil.”, afirma Rafael Ponzi, que revela ainda que o lançamento oficial do aplicativo está previsto para o dia 13 de novembro.

Casa do Empreendedor: oportunidade para 30 startups

Considerando a quantidade de novos empreendimentos no Rio de Janeiro, que, segundo o Serasa Experian, chegou a mais de 126 mil só no primeiro semestre de 2018, a ideia atingiu um novo patamar. Uma das iniciativas do Clube visa ao fortalecimento do Rio de Janeiro como uma das cidades engajadas com o empreendedorismo.

A Casa do Empreendedor, projeto a ser lançado no dia 13 de novembro tem o objetivo de fornecer um ambiente democrático, destinado ao networking e à troca de conhecimentos em um local privilegiado da cidade, o Porto Maravilha.

“Pensamos em um espaço totalmente dinâmico e com o que o empreendedor precisa para desenvolver seu negócio: diversos tipos de empreendimentos e circulação de ideias ao redor. Por isso o formato de coworking, com estações de trabalho, auditório e salas de reunião para que os empreendedores possam alavancar seus projetos e fazer o ecossistema de negócios crescer”, afirma Luís Leão, fundador do Clube Empreendedor.

Aliás, a localização da Casa do Empreendedor têm tudo a ver com seu propósito, pois ela está inserida em um local de grande valor histórico para a cidade além de ter despontado nos últimos anos como o renascer de um pedaço da cidade esquecido durante décadas. Neste contexto Armando Iazzetta, diretor da Odebrecht responsável pelo Edifício Novocais do Porto, uma referência na região, não só por sua relevância econômica, mas por sua atuação constante em prol da região. Dentro de sua estratégia de placebranding, Armando atua desde 2013 baseado em 3 pilares: ativação, desenvolvimento e qualificação, e com isso viu perfeito alinhamento entre as estratégias da Odebrecht e do Clube Empreendedor.

Conhecendo a realidade do empreendedor e a importância de estabelecer parcerias como as que movimentaram eventos como o Carioca Valley Day e o MeetUp Xtech — plataforma de e-commerce que cresceu 200% em 2017, o Clube Empreendedor anuncia a abertura de sua sede, com oportunidade para startups alavancarem seus negócios junto de um ecossistema de empreendedores, investidores e entidades de classe. Serão até 30 empresas selecionadas para ocupar estações de trabalho individuais — como em um coworking, durante três meses sem custo.

Empresas que desejam se inscrever, precisam preencher o formulário no site do Clube Empreendedor: https://clubeempreendedor.org/casa-do-empreendedor/.

Sobre os idealizadores do Clube Empreendedor

Luís Cláudio se Souza Leão

É um dos fundadores e Presidente do Clube Empreendedor. Luís já tem uma longa trajetória com soluções de geração de networking para empreendedores e empresários, sendo Vice-Presidente da Câmara Empresarial Rio e Diretor Regional da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG). Com formação em Engenharia, ele também é CEO da Agência de Correio Franqueada São Luiz Gonzaga, uma das maiores do Rio de Janeiro.

Sua experiência de mais de 20 anos no setor contribuiu para que seu nome seja referência entre empreendedores quando o assunto é logística. Em seu site pessoal, Luís ainda compartilha todo o seu conhecimento em forma de conteúdos sobre empreendedorismo.

Rafael Ponzi

Publicitário e Gestor de Projetos, é Cofundador e Diretor Executivo do Clube. Com sólida experiência na área de eventos, atua como empreendedor e CEO da empresa RPMR, responsável pela empresa Luper Entretenimento e o programa “Bomba Tônica”, da rádio 94FM, no Rio de Janeiro.

Gustavo Venancio

É Diretor de Marketing e responsável pela Comunicação do Clube. Além disso, Gustavo é Fundador da About Grow, Agência de Marketing especializada em Inbound Marketing e Growth Hacking para o crescimento escalável de diversos segmentos, desde e-commerces a coachees.

Armando Iazzeta

Atualmente é diretor da Odebrecht com experiência em obras de infraestrutura, mercado de energia elétrica e desde 2013 atua no desenvolvimento imobiliário no Porto Maravilha. É sócio fundador e diretor geral da Câmara Empresarial do Rio e contribui também para o Clube Empreendedor. Engenheiro civil de formação com especialização em Gestão de Negócios e PPPs/Concessões, tem atuado em rede na atração de novos negócios para o Porto Maravilha, sempre em consonância com o valor histórico da região e com a inclusão e pertencimento das comunidades locais nos projetos e oportunidades.



Website: https://clubeempreendedor.org


Publicidade