Blog

4 Tendências em Tecnologia nas Escolas para 2019

4 Tendências em Tecnologia nas Escolas para 2019


As principais tendências em tecnologia na educação para 2019. Entre elas estão os Chromebooks, Cloud Computing, Lousas Interativas e a Robótica Educacional.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

A arte de educar nos surpreende a cada novo salto tecnológico. Seja com a chegada dos computadores há duas décadas, ou até mesmo com os tablets, smartphones e a internet rápida. É preciso reaprender a ensinar sempre que novas tecnologias aparecem, pois a tecnologia é cada vez mais disruptiva e demanda questionarmos os modelos tradicionais. Aqui está uma seleção das tendências para o ano de 2019 em tecnologia nas escolas:

1) Chromebooks: uma pesquisa da consultoria FutureSource Consulting apresenta que, no último trimestre de 2017, 59,8% de todos os notebooks entregues às escolas nos EUA eram Chromebooks. Esses computadores são portáteis e de baixo custo, pois possuem apenas funções essenciais, além de seu sistema operacional funcionar diretamente pela Internet. Essa tendência já chegou ao Brasil e em 2019 deverá aumentar substancialmente a quantidade de Chromebooks nas escolas.

2) Cloud Computing: de acordo com um estudo da Cisco, 95% de todos os dados no mundo estarão na nuvem até 2021. O cloud computing ou computação em nuvem é uma tendência nas escolas para 2019. Entre as soluções que se destacam está o Google for Education, uma solução completa da Google para o setor. A suíte de aplicativos da Google ajuda não só com aplicativos essenciais, mas também no armazenamento de trabalhos, provas e comunicação na escola.

3) Lousas Interativas: as lousas digitais já estão no mercado há algum tempo, porém cada vez mais, o seu custo se torna mais viável e a tendência é de aumento em sua utilização. Os modelos disponíveis cada vez mais se assemelham a um computador. Hoje, já há diversos modelos disponíveis com sistema operacional completo, transformando a lousa numa grande central multimídia dentro da sala de aula.

4) Robótica Educacional: a robótica estimula o aprendizado investigativo por meio da prática, trabalhando os conteúdos de diversas disciplinas durante a construção dos robôs. De acordo com Leandro Augusto Domingues Alves, Diretor da Wood Robotics, “A teoria e prática se alternam e se  fortalecem gerando nos alunos a vontade de aprender sem medo de errar, pois exploram os conteúdos de forma divertida. As crianças também desenvolvem a coordenação motora fina, a lógica, as emoções, o intuitivo, a criação, as relações em grupo e o espírito de liderança”.

Uma maneira rápida e com investimento flexível de implementar todas essas tendências é através da locação de tecnologia, relata Mauro Fernandes Candido, Diretor Comercial da CONVEX, empresa especialista em locação de equipamentos de informática e provedora de soluções maker para escolas. “A locação de tecnologia diminui encargos e paradas técnicas em TI. Além disso, os equipamentos estarão sempre atualizados”, complementa Mauro.

Essas são algumas das tendências para 2019 em tecnologia na educação. À medida que a inovação tecnológica se apresenta, constantes mudanças ainda deverão suscitar adequações no modo de se comunicar, de aprender e de educar.





Website: http://convexnet.com.br


Publicidade