Blog

Todo RH tem capacidade de alavancar ou afundar uma empresa, afirma especialista em carreiras

Todo RH tem capacidade de alavancar ou afundar uma empresa, afirma especialista em carreiras


Em meio a alta taxa de desemprego, o desafio de muitos profissionais de Recursos humanos está em realizar seu trabalho e ao mesmo tempo agregar valor à empresa.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Em meio a alta taxa de desemprego, o desafio de muitos profissionais de Recursos humanos está em realizar seu trabalho e ao mesmo tempo agregar valor à empresa. Com isso, surge o questionamento sobre a importância do perfil do profissional de RH. E não é por menos.

A taxa de desemprego permanece em alta. Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a porcentagem de desemprego no país atingiu 12,7% no trimestre encerrado em março de 2019. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Isso representa 13,4 milhões de pessoas.

Em meio a essa imensidão de candidatos a uma vaga de trabalho, os profissionais de RH devem se preparar para os crescentes desafios que aparecem no dia a dia. Grande parte não está familiarizada com as diferentes situações nas quais o setor de RH enfrenta.  Mas em meio a tudo isso, quem trabalha no RH deve buscar maneiras de desenvolver melhor o seu trabalho. É o que afirma a psicóloga da Kaizen Talentos Humanos Maira Gabriela. “ A cada dia observamos novos desafios, seja relacionado à tecnologia ou ao comportamento das empresas com os candidatos. (....) Neste momento, o profissional de RH deve investir em atualizar seus conhecimentos e trabalhar junto com a empresa para que o setor traga resultados. Mais do que uma atividade a ser realizada, deve ser uma troca constante entre empresa e os recursos humanos”, destaca.

A falta de feedback nos processos seletivos, por exemplo, é a principal reclamação de muitos candidatos. Mesmo em meio a tantas demandas, é importante que haja uma comunicação assertiva com o candidato. “Mesmo que ele (candidato) não seja contratado no momento, há grandes chances do mesmo se manter interessado em fazer parte daquela empresa pela credibilidade que a mesma passa”, ressalta Maira.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é o fato de muitos profissionais de RH não desenvolverem empatia ou realizar práticas de boa convivência. Mesmo com a rotina estressante, é fundamental manter esses conceitos em prática no dia a dia. Isso fortalece o espírito de equipe na empresa e, como consequência, a motivação na hora de desenvolver o trabalho.

Deve-se destacar ainda a falta de flexibilidade cognitiva e também de raciocínio lógico deste profissional. Esses são pontos que podem agregar valor ao gestor da área assim como otimizar os trabalhos de assistentes. “É essencial que o profissional de RH busque formas de se desenvolver. Isso traz não só resultados para a empresa como também para a carreira dessa pessoa”, afirma Fábio Vieira, Especialista de Carreiras.

E Fábio ainda finaliza: “Com tantas transformações nas relações humanas e tecnológicas, é praticamente impossível que o profissional de RH se mantenha com o mesmo perfil. É necessária estar preparado para acompanhar o novo cenário e assim enfrentar os desafios da melhor forma possível”.

A Kaizen Talentos Humanos é uma empresa voltada para a área de desenvolvimento de carreira e otimização dos processos seletivos. Somos especializados em Gerenciamento de Carreira, Outplacement, Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento, Coaching e Avaliações Psicológicas.

A motivação a sempre evoluir a nossa forma de entregar resultados está no nosso DNA, pois a Kaizen é uma palavra japonesa que significa melhoria contínua como um processo diário.

Venha conhecer mais sobre os nossos serviços: https://kaizentalentoshumanos.com.br



Website: http://www.kaizentalentoshumanos.com.br


Publicidade