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Por que os conflitos entre gerações estão cada dia mais comuns?

Por que os conflitos entre gerações estão cada dia mais comuns?


Seja no ambiente corporativo ou familiar, as gerações X, Y e Z sempre terão visões distintas.

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O chamado conflito de gerações é um problema causado pelo choque entre as visões de pessoas que nasceram em épocas distintas e têm sua relação com os relacionamentos, o trabalho e com a vida de forma geral, fortemente influenciada pelo contexto em que viveram. As nossas crenças são geradas dos 0 aos 12 anos, nesse período tudo o que vemos e ouvimos dos nossos pais e tutores, serão armazenados em nossa memória.

Conheça as características de cada geração e saiba como administrar possíveis diferenças sem maiores transtornos:

Geração X / Baby boomers:

Pessoas nascidas durante o período após a Segunda Guerra Mundial até os meados dos anos 60 e 70 foram criados em meio à instabilidade da Guerra Fria e costumam ser bastante comprometidos com as organizações em que trabalham, justamente como forma de buscar a segurança e o equilíbrio que faltavam neste cenário de incertezas.

Pragmáticos e disciplinados, os indivíduos desta geração ocupam a maioria dos cargos de liderança nas empresas e são mais resistentes a mudanças do que os da geração Y e Z. O desafio é fazer com que eles sejam mais abertos às opiniões dos colegas mais novos e adotem uma postura empreendedora e inovadora dentro da empresa, mantendo um diálogo respeitoso e valendo-se de sua experiência para potencializar o desenvolvimento de novas ideias.

A postura perante a família é sempre conservadora, preocupado com o futuro e a segurança do lar, sempre possui uma reserva financeira para situações de emergência.

Geração Y

Os filhos da geração X já nasceram em um tempo de transformações mais rápidas e intensas do que nas décadas anteriores. As décadas de 80 e 90 deram origem a uma leva de profissionais criativos, multitarefas e movidos por desafios, mas que também buscam a realização pessoal e valorizam seus sonhos e ambições.

Diferentemente dos profissionais mais velhos, este grupo não é tão apegado à ideia de construir sua carreira em uma única organização, podendo facilmente buscar outras oportunidades no mercado caso percebam que o atual ambiente não é capaz de satisfazer seus desejos.

Por serem uma geração intermediária, é interessante que os colaboradores da geração Y atuem como uma ponte entre seus colegas mais experientes e os mais jovens, contribuindo para que seus predecessores assimilem as novas tecnologias e ajudando a próxima geração a trabalhar de forma mais plural.

No âmbito familiar a geração Y é mais permissiva, enxerga a vida em ciclos e sabe lidar com mais facilidade com as adversidades econômicas, mantendo sendo o mindset positivo como aliado.

Geração Z

Por fim, a geração Z corresponde aos millennials, ou seja, os jovens nascidos nos anos 2000, na virada do milênio. Conectados por natureza, a nova geração chega ao mercado de trabalho com a mentalidade imediatista e individualista que marca o começo do século XXI. Eles estão sempre online e carregam o mundo na palma da mão, mas têm dificuldades em se expressar corretamente e lidar com situações sociais, como atender ao telefone ou participar de reuniões longas.

Em termos de visão de mundo e até na forma com que lidam com a carreira e as responsabilidades, a geração X e a geração Z são quase diametralmente opostas e muitas vezes não conseguem chegar a um acordo. Por um lado, os mais velhos não acompanham o ritmo acelerado dos millennials e preferem continuar investindo nos métodos e fórmulas já conhecidos, enquanto a geração Z é conhecida por sempre questionar modelos considerados "ultrapassados" e sofrer com a atenção difusa no ambiente de trabalho.

Para fazer com que os interesses das três gerações se aproximem, diminuindo as diferenças entre gerações para que o trabalho flua com o mínimo de conflitos, a liderança das empresas precisa desenvolver maneiras de se comunicar adequadamente com cada público, identificando as peculiaridades de cada um e quais as melhores ferramentas e canais para mantê-los motivados e alinhados com o resto da equipe.

Desta forma, respeitando a visão de cada geração e criando um link de aproximação dentre elas, o engajamento está garantido. Tão importante quanto a análise das crenças e comportamentos de cada geração, é o conhecimento dos valores de cada indivíduo.

Seja no ambiente corporativo e principalmente no familiar, é muito importante para o convívio, que as pessoas possuam valores, princípios e propósitos em comum. E assim que os mesmos forem detectados, a união acontecerá, independentemente da geração, mas por terem as mesmas intenções e sentimentos.

Acompanhe o trabalho de Aline Salvi Coach:

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Aline Salvi Coach - Master Coach, formada em Direito, pós-graduada em Comunicação com o Mercado, Especialista em Programação Neuro Linguística (PNL), é Analista Comportamental.


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