Blog

Dores musculares no inverno: as baixas temperaturas podem aumentar as dores lombares e nos músculos?

Dores musculares no inverno: as baixas temperaturas podem aumentar as dores lombares e nos músculos?


Especialista dá dicas para enfrentar os dias gelados sem dor nas costas ou ombros

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Você certamente já ouviu alguém reclamar que nos dias mais frios sente dor em alguma parte do corpo. Mas, isso de fato tem alguma explicação lógica e real? O ortopedista e traumatologista Rogério Vidal, especialista em coluna, afirma que sim.

"No inverno costumamos contrair mais nossos músculos. É um comportamento natural e um movimento, às vezes, involuntário que fazemos quando nos deparamos com temperaturas mais baixas. É aquela encolhidinha de ombros, por exemplo, quando saímos de um ambiente fechado e está muito frio", esclarece Vidal.

O especialista explica que assumimos uma postura de contração dos músculos, dos braços e aumentamos a curvatura fisiológica da coluna dorsal (corcunda), para mantermos o calor do corpo. "O frio provoca uma natural contração muscular, deixa músculos e articulações mais rígidas e isso facilita as inflamações dos nervos.  A circulação também diminui para que o organismo possa preservar a temperatura por volta de 36,5 graus e isso diminui a produção de líquido sinovial levando ao enrijecimento articular e a dor", afirma o ortopedista.

O problema é ainda pior quando os pacientes que têm um histórico de problemas ortopédicos crônicos. São comuns o agravamento de artrites, artroses, dores articulares e um aumento na frequência das lombalgias, dores na parte inferior das costas. "No caso da lombalgia, ela ocorre porque o frio provoca a contração muscular e possibilita a neurite que é a inflamação dos nervos", informa o doutor Rogério.

Dr. Rogério Vidal de Lima - www.rogeriovidal.com.br

Dr. Rogério Vidal de Lima especializou-se em Cirurgia da Coluna Vertebral, no Hospital das Clínicas de São Paulo e é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Coluna e da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos.

É um dos médicos precursores no país na utilização de sistemas de estabilização dinâmica da coluna e do método da cifoplastia no tratamento de fraturas da coluna causadas por osteoporose. É adepto das cirurgias minimamente invasivas para a coluna.


Publicidade