Blog

Dicas para se exercitar no verão: especialista alerta para os cuidados que as pessoas devem tomar ao praticar um exercício no calor

Dicas para se exercitar no verão: especialista alerta para os cuidados que as pessoas devem tomar ao praticar um exercício no calor


No verão costumamos mudar algumas rotinas para tentar aliviar o calor e não chegar a um nível de exaustão do nosso corpo. Um hábito que algumas pessoas ajustam para esse tempo quente são os que se referem aos exercícios físicos.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

O ortopedista e especialista em coluna pelo Hospital das Clínicas, Dr. Rogério Vidal, alerta para alguns cuidados que as pessoas devem ter em relação aos exercícios no verão.

"Questões como a hidratação, roupa adequada, período para a prática de exercícios ao ar livre são fundamentais para que a pessoa não sofra com desidratação ou até mesmo desmaios. Os cuidados são essenciais para que a pessoa não tenha nenhum problema com essa estação na hora de praticar um exercício".

Uma pesquisa mostrou que 46% dos brasileiros não praticam atividade física suficiente. Porém, o ortopedista diz que o calor não pode ser um impedimento para quem quer iniciar ou que já pratica exercício.

"Nesse tempo quente atividades ao ar livre como caminhada, bicicleta, natação e até uma dança, podem ser alternativas, nunca se esquecendo da hidratação e de repor a energia. Orientação médica é sempre fundamental".

Outro ponto fundamental segundo Dr. Rogério Vidal são os alongamentos antes e depois do exercício.

"A pessoa precisa se conscientizar que o alongamento faz parte do processo e é muito importante que seja realizado. Ele pode prevenir lesões nos músculos e na coluna".

Confira algumas dicas do especialista para evitar problemas ao se exercitar durante o verão:

- Realize alongamentos antes e depois da atividade física. Muitas pessoas no verão acham que já estão aquecidas e não se alongam, mas é uma parte fundamental;

- Opte por atividades ao ar livre (caminhadas, bicicleta, patins, futebol). Natação e danças também são opções;

- Respire corretamente. O verão pode dar uma sensação de falta de ar, então tente inspirar pelo nariz e expirar pela boca;

- Use roupas adequadas para o exercício, de preferência as que absorvam o suor e sequem mais rápido;

- Se fizer exercício ao ar livre priorize um período entre 10h e 16h e com uso de protetor;

- Avaliação médica é fundamental para que você tenha os exercícios corretos indicados para o seu perfil;

Dr. Rogério Vidal de Lima - Ortopedista

Dr. Rogério Vidal de Lima é especialista em Coluna  pelo Hospital das Clínicas - SP, membro da SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro da Sociedade Brasileira de Patologias da Coluna e ainda da International Affiliate Membership of AAOS - American Academy of  Orthopaedic Surgeons.



Website: http://www.rogeriovidal.com.br


Publicidade