Blog

O que muda no Empreendedorismo com avanço da Era Digital

O que muda no Empreendedorismo com avanço da Era Digital


Muito da vida mudou com o advento da internet e quando ela surgiu, poucos tinham a noção do quanto ela transformaria a comunicação, o comportamento das pessoas e, como consequência, todo o mundo, e com o empreendedorismo não é diferente.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Muito da vida mudou com o advento da internet e quando ela surgiu, poucos tinham a noção do quanto ela transformaria a comunicação, o comportamento das pessoas e, como consequência, todo o mundo, e com o empreendedorismo não é diferente.

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo e a cada dia surgem novas empresas e ideias de negócios. O percentual de novas empresas (com até 3,5 anos) criadas por necessidade saltou de 29% em 2014 para 43% em 2015, e se manteve praticamente estável em 2017. Os números são de um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contemplam negócios registrados e empreendedores informais.

Segundo o Índice Global de Empreendedorismo (GEI) 2018 o topo dos rankings foi dominado por países no estágio de desenvolvimento orientado pela inovação. Os Estados Unidos conseguiram uma pontuação de 83,6 - que é um ligeiro aumento de sua pontuação de 83,4. Seguiu-se (por ordem): Suíça (80,4), Canadá (79,2), Reino Unido (77,8), Austrália (75,5), Dinamarca (74,3), Islândia (74,2), Irlanda (73,7), Suécia (73,1) e França (68,5). A França mudou-se para o top 10, saltando do 13º ao 10º lugar no ranking deste ano, derrubando a Holanda até o 11º lugar e o Brasil se manteve na 98ª colocação no ranking mundial.

Um estudo elaborado pela startup Expert Market, baseada no Texas (EUA), e publicado recentemente na Fast Company teve por objetivo descobrir quais são os países com os empreendedores "mais determinados do mundo", ou seja, aqueles que embora enfrentaram muitas dificuldades e burocracias, ainda assim apresentaram um alto número de negócios criados em 2017. Apesar da forte crise econômica pela qual o Brasil passa, sobretudo, nos últimos dois anos, o país aparece bem posicionado no ranking, em 5º lugar numa lista de 15 países, quando o assunto são os empreendedores mais determinados do mundo.

O conceito de empreendedorismo sempre foi muito claro na cabeça das pessoas, mas uma definição, bem mais recente, e que é amplamente aceita no mundo acadêmico e corporativo é do estudioso Robert D. Hisrich, em seu livro "Empreendedorismo". Segundo ele, "empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal".

Apesar de existirem várias definições sobre empreendedorismo, é possível notar que vários aspectos relativos à quem segue esse caminho estão sempre presentes. "Frequentemente existem características no meio digital que são determinantes para o sucesso do empreendimento tais como, ser autoconfiante, estar antenado, ser comunicativo e proativo e fugir da sua zona de conforto par assim encarar os desafios do dia a dia", são algumas das características que os empreendedores desta era digital mas demonstram ter , afirma Pâmela Ribeiro, Commercial Strategy Manager da empresa Comtele (www.comtele.com.br) e ela ainda complementa: "empreender é identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo riscos e desafios".

Ser um empreendedor na era digital não fica mais restrito aos modos convencionais de ser realizar uma negociação ou de divulgação. Agora conta-se com inúmeras ferramentas digitais de baixo custo que podem ser utilizadas para alavancar um negócio, conquistar e fidelizar muito mais clientes. Já não depende-se mais de uma infraestrutura física para que as coisas aconteçam, pois em muitos empreendimentos de sucesso, tudo que alguém precisa para trabalhar e desenvolver seu trabalho é de um computador com acesso à internet.

Toda esta dinâmica, versatilidade e simplicidade abriram um leque de oportunidades, pois é claro que a concorrência está aí presente, todavia, ela acaba favorecendo o surgimento de negócios cada vez mais inovadores e criativos.

É claro que nem tudo são flores, pois todo este dinamismo também traz novos desafios, mas o importante é sempre ter em mente que, seja em qual área uma empresa atue, o sucesso nunca virá de forma fácil.

Sendo persistente e mantendo os conhecimentos sempre atualizados, o empreendedor se mostrará capaz de transpor os desafios e conquistar seu lugar ao sol na era digital.



Website: http://www.comtele.com.br


Publicidade