Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing - Dino

Notícias Corporativas

167670

Liderança sem preparo pode causar prejuízos emocionais e financeiros

Programa de capacitação respaldado em estudos da neurociência utiliza ferramentas de autoconhecimento e vivências para treinar líderes

São Paulo, SP

Categoria: Negócio

Autor: DINO

Data de Publicação: 22/02/2018
Freepik

Veja se você se identifica com essa história:

Felipe era um excelente técnico em sua área de atuação. Por estar já há algum tempo na empresa e ter se destacado no setor, sua gerência achou que deveria recompensá-lo e o promoveu a um cargo de gestão. Assumindo a nova posição, ganhou também uma equipe para liderar, inspirar e desenvolver. Contudo, Felipe não foi preparado para esse novo desafio. Com o passar dos meses, seus níveis de estresse e frustração começaram a subir. Sentia-se incapaz e, cada vez mais, desmotivado com suas novas responsabilidades. Isso trouxe, como consequência, sérios prejuízos emocionais e financeiros para a empresa, para ele e para sua equipe.

O personagem é fictício, mas a história é um clássico do mundo corporativo. Para evitar este problema, é essencial haver a preparação dos gestores, especialmente no caso da primeira liderança.

Com o objetivo de alavancar o desempenho de profissionais que recentemente assumiram sua primeira posição de liderança, surge no mercado o programa De Repente Líder. Criado pela empresa paulista Lid Lab o programa é uma jornada de aprendizagem respaldada nos mais recentes estudos sobre o cérebro.

Segundo Silvia Rodrigues, consultora no desenvolvimento de lideranças há mais 10 anos e cofundadora da Lid Lab, quando um funcionário se torna gestor sem estar preparado, diversos prejuízos podem ocorrer, como queda no desempenho e frustração do profissional, refletindo na motivação e produtividade de toda a equipe. "O programa De Repente Líder existe para preparar e fortalecer o novo gestor, de maneira que o aprendizado se repercuta na sua vida profissional e na sua autoestima, impactando positivamente a equipe e os resultados".


Consultoria + treinamento = resultados positivos!

O diferencial da ação: um mix de treinamento e consultoria. Além dos conteúdos teóricos o novo gestor é conduzido a identificar e resolver suas próprias dificuldades e desafios, através de uma abordagem leve e de fácil compreensão, que leva em conta a maneira usada pelo cérebro na aprendizagem.


Ao todo, três conjuntos de elementos principais compõem a abordagem: ambiente propício à geração de insights, conexão emocional e experimentação, e a repetição e espaçamento para retenção efetiva do aprendizado. Os resultados são: mudanças positivas e duradouras. "A neurociência mostra que é preciso estar em um ambiente ideal para aprender, ou seja, calmo e tranquilo, liberando o córtex pré-frontal (a parte do cérebro que entre outras funções processa novos aprendizados) para o processamento das informações, o que é essencial para estimular novas conexões", esclarece Silvia.


?
Caminho para o êxito

Por ser essencialmente prática, a iniciativa é indicada para profissionais que já estão em cargos de liderança. Na primeira etapa, nomeada "Líder de si", o objetivo é promover o autoconhecimento do gestor. É preciso saber quais são suas capacidades e limitações antes de partir para a etapa seguinte, "Líder de equipe". Entre as duas fases, o profissional realiza atividades para colocar em prática o que está aprendendo, usando questões reais, vivenciadas por ele e seu time.

Então, é hora de se tornar "Líder do mundo" e, para isto, é preciso ampliar a visão do profissional sobre o papel do líder, provocando reflexões sobre como ele pode fazer a diferença. Como lembra Mathias Guerineau, cofundador da Lid Lab, "o mundo vem se transformando em ritmo acelerado. Em apenas alguns meses, startups e empresas de tecnologia são capazes de desestabilizar até os mercados mais tradicionais, e muitas revoluções ainda estão por vir" - é preciso que o líder entenda isso. "Ser protagonista deste mundo se torna cada vez mais uma questão de sobrevivência para as empresas", esclarece.

Por fim, na fase de "Manutenção" é feito o monitoramento dos avanços realizados e a fixação do aprendizado, assegurando-se de que o conteúdo não caia no esquecimento. "Segundo estudos do psicólogo Ebbinghaus, até 90% do conteúdo de um treinamento é esquecido em apenas alguns dias", destaca o site da empresa.

E para evitar que mais profissionais se frustrem e causem prejuízos para as empresas,
A Lid Lab acredita que pode mudar a história de seus Felipes.



Website: http://www.lidlab.com.br



Publicado por:

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa DINO e não é de responsabilidade do Mundo do Marketing.

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss