Notícias Corporativas

Com galeria interativa, SESC Rio traz exposição sobre quadrinhos para o público

A Palavra Líquida traz o Universo dos Quadrinhos em múltiplas linguagens da arte para o Sesc Tijuca

Rio de Janeiro, RJ

Categoria: Arte e Entretenimento

Autor: DINO

Data de Publicação: 12/09/2018
GF Corp / Divulgação

O brasileiro é apaixonado pela ludicidade e por contar - e ler - histórias, especialmente quando pensamos em quadrinhos. Vivemos hoje uma situação sui generis, onde nem mesmo os grandes quadrinistas mundiais conseguem tomar o posto de Maurício de Sousa e sua Turma da Mônica, dominando cerca de 85% do mercado de quadrinhos no Brasil. No entanto, a interação entre o universo dos quadrinhos e outras linguagens ainda é pouco.

É justamente nessa seara que o Serviço Social do Comércio no Rio de Janeiro, o SESC Rio, quer atuar ao trazer, durante todo o mês de setembro, o projeto "Palavra Líquida", que propõe a interface da literatura com diferentes linguagens artísticas (artes visuais, cênicas, audiovisual e música).

Essa é a quarta edição do evento, que esse ano recebe o subtítulo "Universo dos Quadrinhos" para provocar uma reflexão sobre as novas práticas textuais a partir de temáticas relevantes na cultura brasileira, em artes visuais e filmes.

Dentre as atrações, está uma galeria que conta a história do quadrinho brasileiro desde seu início, com citações a nomes como Laerte, Angelli e o próprio Maurício de Sousa, além de outros grandes nomes. Além dela, uma galeria digital interativa com curtas-metragens que abordam o universo dos quadrinhos também está disponível, e conta com um sistema de jogos para quem for curtir essa interação.

"Buscamos desenvolver uma tecnologia inovadora que pudesse atrair a atenção de todos os públicos para acompanhar obras que certamente são muito interessantes e falam de maneira brilhante sobre o universo retratado", diz Márcio Matheus, da GF Corp, empresa que desenvolveu a galeria interativa.


Ao assistir obras como "A noite dos palhaços mudos" (Juliano Luccas), "A última do amigo da onça" (Terencio Porto), "Angeli 24h" (Beth Formaggini), "Dossiê Rê Bordosa" (Cesar Cabral ), "Malária" (Edson Oda, Alexandre Tomassi), "O Ogro" (Marcia Deretti, Marcio Jr.), "Quando parei de me preocupar com canalhas" (Tiago Vieira), "Réquiem" (Felipe Duque) e "Zéfiro Explícito" (Gabriela Temer, Sergio Duran), o usuário terá a oportunidade de ser pontuado e ficar registrado em um ranking de "cinéfilos", obtendo melhor pontuação pelo tempo que assistiram de cada filmete e ao responder perguntas sobre cada um deles.

"Nosso intuito é promover e causar interesse sobre o setor de quadrinhos com ações interativas e que perpassem todas as gerações.", garante Matheus.

A exposição "Palavra Líquida - O Universo dos Quadrinhos" tem entrada franca e acontece de terça a domingo, das 9h às 17h no SESC Tijuca (R. Barão de Mesquita, 539 - Andarai, Rio de Janeiro - RJ)



Website: http://www.sescrio.org.br/
Publicado por: dino

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa DINO e não é de responsabilidade do Mundo do Marketing.