Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing - Dino

Notícias Corporativas

Michel Terpins destaca o crescimento da Mata Atlântica no Espírito Santo

Entre 2008 e 2015, a Mata Atlântica passou de cerca de 15,18% de cobertura para 15,78% - o que significa mais de 14 mil hectares de floresta

São Paulo

Categoria: Ciência & Saúde

Autor: DINO

Data de Publicação: 23/10/2017

De acordo com um mapeamento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) do Governo do Espírito Santo (ES), chamado Atlas da Mata Atlântica, a floresta, em sete anos - entre 2008 e 2015 - cresceu no Estado da região Sudeste. O sócio da empresa de reflorestamento ambiental Floresvale, Michel Terpins, destaca que, segundo o estudo, a Mata Atlântica passou de cerca de 15,18% de cobertura para 15,78% - o que significa mais de 14 mil hectares de floresta.

O último mapeamento, feito entre 2013 e 2015, foi realizado através de um trabalho de registro de imagens aéreas em todo o Espírito Santo. Já as imagens de 2008 foram cedidas de uma mineradora à Seama, contudo, não tinham a mesma qualidade das fotos atuais.

Michel Terpins reporta que, de acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, o monitoramento é um processo importante para auxiliar a compreensão a respeito do crescimento da Mata Atlântica e esse aumento vai ajudar, no futuro, a amenizar a falta de água que alguns municípios enfrentam. "A crise hídrica foi um aprendizado para todos. O Governo está incentivando produtores por meio do programa Reflorestar, dando recursos para os que deixam espaços para florestas. Todos têm que preservar sua nascente. Não dá pra achar que vamos explorar toda a propriedade com sustentabilidade, não vamos. É preciso conciliar?, salienta Cerqueira.

São, no total, 40 terabytes de imagens ? isso é o equivalente a 80 computadores comuns, acentua o sócio da Floresvale, que ainda completa que todo o registro, em breve, será disponibilizado ao público, por meio da internet. As imagens, no entanto, não sevem apenas para acompanhar as florestas, existem outras finalidades como o conhecimento de estradas vicinais, aquelas pequenas vias que ligam comunidades rurais. A Secretaria Estadual de Educação (Sedu) deve utilizar as imagens para fazer o monitoramento das rotas mais próximas para o transporte escolar, evitando gastos com combustível e manutenção dos veículos, exemplifica Michel Terpins.

Ainda, conforme o que afirma a Seama, fotografias da Mata Atlântica já são captadas esse ano para entrarem no sistema no próximo ano, fazendo uma atualização do mapeamento.

O Programa Reflorestar

Trata-se da contribuição do Estado do Espírito Santo para o chamado Desafio 20x20 ? compromisso assumido por países da América Latina e Caribe (LAC) de restaurar e/ou evitar o desmatamento em 20 milhões de hectares até 2020.

O objetivo do Programa Reflorestar é promover a restauração do ciclo hidrológico através da conservação e recuperação da cobertura florestal, estimulando os produtores rurais a adotarem práticas de uso sustentável dos solos, explica o sócio da Floresvale, Michel Terpins. A iniciativa também será fonte de oportunidades e renda para esses trabalhadores.

Recuperar 80 mil hectares até 2018 é a meta do projeto, sobressai Michel Terpins ? isso, através de ações de restauração e conservação da vegetação nativa, desmatamento evitado e arranjos florestais de uso sustentáveis - conforme previsto pelo Governo do Estado no Planejamento Estratégico 2015/2018.

Os proprietários rurais que quiserem participar do programa de reflorestamento do Espírito Santo devem fazer um cadastro no site reflorestar.cargeo.com.br/registro.



Website: http://www.floresvale.com.br/

Publicado por:

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa DINO e não é de responsabilidade do Mundo do Marketing.





Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss
Evento: Influenciadores Digitais