Blog

Exame de imagem auxilia diagnóstico precoce de Alzheimer

Exame de imagem auxilia diagnóstico precoce de Alzheimer


No Dia Mundial da Alzheimer, a médica nuclear, Fiorella Marino, explica sobre diagnósticos e tratamentos

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Estima-se que, no Brasil, 55 mil novos casos de Alzheimer são diagnosticados por ano. As vítimas, pessoas acima de 65 anos de idade, na sua maioria, mulheres. A doença, cuja principal característica é a perda progressiva de memória (decorrente da degeneração de células cerebrais), merece muita atenção, tanto na prevenção quanto no tratamento, que deve ser iniciado o quanto antes. Para isso, já existem exames que auxiliam na identificação de forma precoce.

Conhecida como PET-C, modalidade de tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons, é um exame de imagem que avalia o metabolismo das estruturas analisadas. Por serem feitos em aparelhos sincronizados com tomógrafos computadorizados, permitem combinar as imagens metabólicas com as anatômicas de maneira veloz.

O diagnóstico de demência de Alzheimer é baseado principalmente em critérios clínicos e caracterizado por déficits persistentes e significativos da função intelectual, usualmente a memória. No entanto, de acordo com a médica nuclear Fiorella Marino, o diagnóstico diferencial é desafiador na fase precoce. “As modalidades de neuroimagem estão sendo cada vez mais úteis neste contexto, uma vez que o diagnóstico diferencial pode auxiliar no tratamento apropriado, evitando-se gastos com drogas ineficazes”, explica a profissional do IMEB (Imagens Médicas de Brasília).

É recomendável que exames como este sejam realizados diante de manifestações atípicas de demência, contexto em que o diagnóstico diferencial clínico se torna difícil. “Vale ressaltar que a avaliação clínica de um profissional experiente é a melhor opção diante de um quadro demencial inicial e que exames funcionais ou anatômicos, como a PET-CT, podem auxiliar o diagnóstico diferencial desde que necessário”, explica Fiorella Marino.

No Brasil, ainda não há disponibilidade de exames capazes de nos fornecer informações patológicas in vivo que precedem as manifestações clínicas.

Após o diagnóstico, o tratamento é desenvolvido de forma a controlar os sintomas, o que inclui uso de medicamentos, conforme recomendação de neurologistas, geriatras ou psiquiatras. Como complemento, é indicado ainda a realização de terapias para melhorar o raciocínio e favorecer a independência.

Embora ainda não haja evidências claras sobre a prevenção da doença, recomenda-se a manutenção de alguns hábitos ao longo da vida, como atividade física regular, cuidados com o coração, dieta saudável e balanceada, manter cérebro ativo (atividades cognitivas) e manter atividades de interação social. Além disso, deve-se ficar atento a alguns fatores de risco: diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo, depressão, baixa escolaridade e sedentarismo. Felizmente, novos tratamentos específicos estão sendo pesquisados a fim de modificarem o curso da doença. (anti-beta amiloide e anti-Tau).

Alguns números e estimativas sobre Alzheimer:

• 38 milhões de pessoas diagnosticadas com demência de Alzheimer no mundo;

• Mais de 1 Milhão de casos de demência diagnosticados no Brasil;

• Até 2050, serão 131 milhões de pessoas diagnosticadas no mundo;

• No Brasil, de 4 a 5 milhões serão diagnosticadas com Alzheimer até 2050;

• A cada 3 pacientes, 2 são mulheres;

• Alzheimer causa mais mortes do que os canceres de mama e próstata juntos

Sobre o IMEB – O Imagens Médicas de Brasília (IMEB) é uma das principais clínicas de Medicina Nuclear e Radiologia do Centro-Oeste e atua com excelência na área de diagnóstico por imagem. São dez unidades situadas em regiões estratégicas e de fácil acesso no Distrito Federal. Há 28 anos o Instituto é referência em qualidade no atendimento, certificado pela Norma ISO 9001:2008 e acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que visam satisfazer as necessidades dos clientes e oferecer segurança na realização de exames e procedimentos.



Website: http://www.imeb.com.br/


Publicidade