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Empresa de Caxias do Sul aposta na mobilidade e cresce 30% por ano

Ao trabalhar exclusivamente com a criação e implementação de soluções da plataforma uMov.me, empresa pode chegar a 1.000 usuários de apps em 2018.

Caxias do Sul, RS

Categoria: Tecnologia

Autor: DINO

Data de Publicação: 29/09/2017
BTI Estratégia
Divulgação

Foi na ?Itália Brasileira? ? Caxias do Sul ? que três profissionais de TI uniram forças para criar a BTI Estratégica em 2013. Com a experiência do trio adquirida em grandes companhias do industrializado polo da Serra Gaúcha, a empresa prosperou oferecendo aplicativos que promovem a Transformação Digital de seus clientes.

A possibilidade de oferecer mobilidade corporativa surgiu logo no começo da BTI. A uMov.me, plataforma de negócios mobile, foi a solução escolhida.

O nome veio dos sobrenomes dos três sócios-fundadores: Edilberto ?Beto? Baggio, Gustavo Büchle e Leonardo Bof. Todos iniciados pela letra ?B?.

Após discutirem vários nomes, veio a ideia de usar a primeira letra dos sobrenomes dos três aliada ao termo ?TI Estratégica?. Então, surgiu a BTI Estratégica. ?É um nome fácil de falar, de escrever e de soletrar?, acredita Gustavo Büchle, sócio da empresa.

O início da empresa

Büchle conta que no começo a BTI pretendia atuar como consultoria de gestão de TI e gestão de processos. ?Como era um mercado batido, queríamos desenvolver uma solução própria?, afirma Büchle.

Mas para começar, apostaram em oito parceiros para oferecê-los a clientes na Serra. A uMov.me estava na carteira, que também incluía a venda de projetos esporádicos usando a expertise dos sócios.

Fizeram um grande investimento para botar um time comercial na rua, para vender tudo. A falta de sinergia entre as soluções foi logo percebida e o início foi de dificuldades.

Os oito parceiros viraram quatro já em 2014, um ano depois da abertura da empresa. A equipe comercial também ficou mais enxuta.

Vitória na crise

A situação começava a melhorar, mas logo veio a crise político-econômica do Brasil. O polo metalmecânico da Serra foi duramente afetado e, com ele, todo o ecossistema de empresas locais, inclusive a BTI.

Para uma empresa nova, o impacto da crise pode ser fatal. Mas a BTI perseverou.

Estudos e adaptações fizeram parte da mudança que manteve a empresa durante a crise. Os quatro parceiros que a BTI representava na região se transformaram em apenas um: a uMov.me.

?Eu era extremamente técnico, mas sempre estudei metodologias de negociação. E com a empresa fui mudando. Atualmente, sou 70% comercial e apenas 30% técnico. Hoje elaboro a arquitetura do projeto, como vai ser feito e a equipe técnica assume, melhorando e entrega!?, constata Büchle.

Os resultados vieram, junto à confiança dos clientes e contatos em prospecção. Somente no começo de 2017, a empresa fechou cinco contratos, quase o dobro do ano anterior inteiro!

?Nosso maior desafio foi manter a empresa aberta devido à dificuldade ao empreendedorismo no Brasil. Tivemos de enfrentar tributação, crise e burocracia, mas estamos conseguindo?, comemora.

Mesmo na crise, a BTI sempre cresceu em faturamento. Em média, entre 20% e 30% ao ano.

Parceria com uMov.me

O grande desafio no começo da parceria era o investimento nas licenças, sem ainda ter clientes.

A dificuldade perdurou até a BTI adotar a metodologia uMov.me. A empresa foi uma das primeiras a apostar no método e, desde então, tem obtido resultados muito positivos.

Dobraram de faturamento de mensalidade com soluções de mobilidade desenvolvidas na plataforma uMov.me. Agora, a expectativa é triplicar a receita recorrente em 2018.

?A metodologia é focada em ajudar os parceiros para abrir mercado, desenvolver o mercado, trazer e gerar clientes. Os maiores leads que tenho hoje vieram da uMov.me?, celebra Büchle.

Com o sucesso, a decisão de se focar somente na uMov.me. A escolha foi motivada pela estabilidade da solução. ?Isso me faz não ter custo com suporte. Nos garante rentabilidade, pois não é necessário atender o cliente pra resolver problemas da plataforma?, constata.

Claro, mesmo com a metodologia, a BTI ainda precisa fazer o processo para fechar o negócio. É a hora que o lado comercial dos sócios é posto em prática.

Parceiros de fornecimento de Integrações

A parceria com a uMov.me foi além. A BTI desenvolveu um processo para a realização de integrações e transformou isso em uma metodologia que a própria uMov.me já está revendendo a parceiros e clientes finais.

O processo é flexível e pode ser replicado nas mais diversas empresas. Isso se transformou num novo produto da BTI.

Transformação digital em clientes de peso

Basta avaliar o número de usuários de apps para validar o crescimento. Em janeiro de 2017 eram 200, chegaram a 600 e já tem mais 400 usuários em fase final de negociação

Empresas gigantes da região da Serra Gaúcha já são clientes da BTI. Entre elas, diversas transportadoras, como Minuano, Rasador e TW, além da FBA uma grande distribuidora de alimentos com sede em Caxias do Sul/RS.

A maioria dos clientes tem pelo menos dois sistemas implantados pela BTI. Aqueles que ainda estão no primeiro sistema, já começam a buscar formas para adotar a mobilidade para novas áreas.

Futuro da BTI

Os cases já começaram a aparecer: empresas que reduziram custos com equipe entregando mais, em outras, aumento de 50% em produtividade, entre outros.

Na própria BTI, a estrutura enxuta mostra o impacto da transformação digital. São apenas seis colaboradores, que atendem 20 clientes ativos, com o total de 600 usuários.

Surgem novos desafios: mostrar às empresas a importância de aproveitar a crise para investir é um deles, além disso a companhia está investindo em novos mercados. A empreitada mais recente está na área educacional: aplicativos de simulados para alunos.

Com essa solução, os professores passam a aula e lançam um simulado para os alunos fazerem em casa, após a aula. No outro dia, o docente já vai avaliar com precisão os pontos fracos dos alunos e poderá reforçar sua aula com aqueles conteúdos.
O foco do aplicativo são os cursinhos pré-vestibular, já que esse tipo de informação é crucial para melhorar a absorção do conteúdo, possibilitando o aumento nas aprovações. ?Cursinho que aprova mais pode cobrar mais?, vislumbra Büchle.

Sobre a BTI ? A BTI é uma empresa de consultoria para área de TI com foco em inovação e gestão de processos. Nasceu do conhecimento de profissionais de TI que vivenciaram em seu cotidiano demandas das áreas de negócio em processos de melhoria e crescimento. Tem como principal pilar INOVAÇÃO e como premissa sustentabilidade.



Website: http://www.btiestrategica.com.br



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Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa DINO e não é de responsabilidade do Mundo do Marketing.

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