Blog

Drogarias Globo moderniza gestão com Portal Corporativo

Drogarias Globo moderniza gestão com Portal Corporativo


Plataforma da Procfit otimiza os processos de gestão e agiliza a comunicação da alta administração com os supervisores e gerentes das lojas espalhadas pelo nordeste do país

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Há mais de 40 anos no mercado, a Drogarias Globo faz parte do Grupo Jorge Batista, a quinta maior distribuidora de medicamentos do país. Com 91 lojas localizadas no nordeste brasileiro, o foco da empresa é a excelência no atendimento, com lojas amplas, bem localizadas e um excelente mix de produtos. O reconhecimento resultou em prêmios como Top of Mind e Top Marketing Brasil em 2010, além do prêmio Top Natal de 2009 e 2016, o que chancela a Drogarias Globo como a farmácia mais lembrada do Rio Grande do Norte.

Com um crescimento de 30% ao ano desde 2012, a Drogarias Globo precisou modernizar sua gestão para obter informações táticas e estratégicas cada vez mais rápidas e confiáveis, integrando as lojas com a central administrativa, comercial e principalmente a cadeia de suprimento, aproximando os gestores dos pontos de vendas e supervisores de campo com a alta administração da empresa. A Procfit, empresa especialista em sistemas de informação e gestão empresarial, atendeu às dores da Drogarias Globo e implantou o Cosmos Pro, portal corporativo que reúne em uma única plataforma recursos de Workflow, Business Intelligence, Webinar e WebConference, capaz de integrar em um único banco de dados informações provenientes de diferentes sistemas.

Rogério Oliveira, vice-presidente de serviços da Procfit, conta que a plataforma utilizada pela Drogarias Globo é web e também dispõe de aplicativo para dispositivos móveis como Android, iOS e Windows Phone, o que resulta em maior flexibilidade para os usuários. O projeto iniciou com a demanda da área de comunicação da empresa, mas virou algo maior, conseguindo uma interação e melhor gerenciamento não apenas interno, mas também externo com os fornecedores da empresa. "Uma das melhorias que a plataforma da Procfit disponibilizou à rede são as notificações 24/7 que o gerente recebe caso tenha ocorrido algum desvio entre o planejado e o realizado nas vendas, despesas, custos e outros indicadores essenciais para uma boa gestão. Essa ferramenta é uma quebra de paradigma do mercado, pois grande parte das plataformas ainda esperam a pessoa acessar e checar o que deu errado, ao invés de informar em tempo real a ocorrência”, detalha Rogério.

Os resultados foram satisfatórios e o portal corporativo aumenta a velocidade dos processos de gestão e a comunicação dos colaboradores, independente da distância física entre a matriz e as lojas, ajudando a empresa manter o ritmo de crescendo acelerado, tudo em tempo real. Segundo o gerente de operações da Drogarias Globo, Audieriks Salgado, os benefícios da plataforma da Procfit são importantes para a empresa . “As coisas acontecem de um lado e muitas vezes a ponta não recebe a mensagem no tempo oportuno para atuar, mas com a ferramenta da Procfit conseguimos minimizar a distância entre os pontos de vendas e o BackOffice.

Para o diretor geral, Flávio José, a maior vantagem foi a agilidade na comunicação entre os diversos setores da empresa, ele também destaca o quanto é essencial uma gestão eficiente para se manter competitivo. “Estamos felizes com o Cosmos Pro da Procfit, todas as empresas em expansão que necessitem de comunicação rápida e fazem gestão baseada em indicadores são fortes potenciais para este produto”, finaliza Flávio.


Publicidade