Blog

Marketing digital: cinco estratégias para aumentar os resultados de uma empresa

Marketing digital: cinco estratégias para aumentar os resultados de uma empresa


Saiba como o Marketing Digital pode impulsionar o desempenho de uma empresa

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de internautas brasileiros ultrapassou 100 milhões em 2015. Esse número evidencia que a popularização da internet transformou o mundo dos negócios e o comportamento do consumidor, criando uma comunicação direta e permitindo a construção de um relacionamento entre marca e cliente.

Por conta disso, o Marketing Digital ganhou espaço no planejamento estratégico de muitas companhias que buscam otimizar seus resultados. Os custos acessíveis e o alto fluxo de informação permitem um conjunto de ações de comunicação que, ao serem aplicadas corretamente, alcançam os stakeholders definidos, geram aumento nas vendas e criam awareness.

Confira cinco estratégias de Marketing Digital que podem impulsionar o desempenho de uma empresa.

Aposte no marketing de conteúdo

Gerar conteúdo de qualidade otimiza resultados e consolida a marca de uma empresa. O objetivo é captar leads por meio de conteúdo diferenciado e relevante em diversas plataformas como, por exemplo, blog, vídeos, landing pages, e-books, e-mail marketing, redes sociais, infográficos, etc. Além disso, é importante se comunicar sem falar diretamente sobre preço, condições de pagamento e características de funcionamento do produto.

Dê atenção ao SEO

Criando esse tipo de material a empresa gera tráfego para o site oficial, redes sociais e blog, além de ganhar relevância no Google e ganhar posições no resultado de busca orgânica (SEO – Search Engine Optmization). O uso de keywords – as principais palavras, termos e sinônimos relacionados à marca, títulos curtos e diretos, e parceria com sites e blogs que façam Link building para seu site, ajudam a otimizar conteúdo de forma orgânica em mecanismos de busca.

Fique atento as tendências

Fique de olho nas tendências de mercado, marketing digital, comportamento do consumidor e padrões de consumo. Acompanhe as notícias, tenha referências nacionais e internacionais, promova estudos, pesquisas e saiba os termos de busca mais utilizados. Ferramentas como Google Analytics, Google Alerts, YouTube Analytics, Google Trends e AdWords Keyword Tool são ótimos aliados para colocar seu conteúdo em destaque.

Crie anúncios

Colocar propagandas onde o público está faz parte de um bom planejamento de Marketing Digital. A estratégia não requer um investimento mínimo, é mensurável e permite segmentar o público por interesse, idade e região. Facebook, LinkedIn e Instagram são exemplos de redes sociais que aceitam publicidade paga. Também existe a possibilidade de anunciar em links patrocinados, comprando termos e palavras, para que os links apareçam junto com os resultados orgânicos na busca dos sites de pesquisa.

Dispare e-mail marketing

Uma das táticas mais antigas e eficientes para aumentar resultados é o e-mail marketing. Essa ferramenta permite que a marca se aproxime do seu público e entregue conteúdo interessante com uma grande taxa de abertura, leitura e cliques. Crie um cronograma de disparos, envie materiais relevantes, foque em contar novidades e só mande e-mail para aqueles que autorizarem a ação.

*Thiago Regis é diretor de novos negócios da agência de marketing digital Pílula Criativa


Publicidade