Notícias Corporativas

Qual o segredo para alcançar o sucesso?

Estude as biografias das pessoas que você admira. Veja o que elas fizeram para alcançar seus objetivos. Descubra como elas reagiram diante das quedas, dos desafios, dos obstáculos. Você vai descobrir que todas elas não esperaram a sorte agir em suas vidas.

Categoria: Negócios

Autor: DINO

Data de Publicação: 27/04/2017
DINO

Tenho aprendido uma lição clara e muito simples: se eu quero ter uma vida mais qualificada, se eu quero aproveitar as coisas boas do mundo, se eu quero seguir por caminhos mais decentes, eu posso! E eu não tenho dúvidas de que você também pode. Não importa onde você está neste momento, o que importa é saber aonde você quer chegar. Saber que tendência não é destino, como nos ensinou o microbiologista René Jules Dubos.

Não nasci com vantagens e nem com dons especiais. E penso que a maioria de quem é referência de sucesso em suas áreas, também não nasceu. No entanto, quando vemos uma pessoa vitoriosa com um sucesso sólido e duradouro, acreditamos que essa pessoa nasceu com vantagens e dons especiais, não é mesmo?! Temos a tendência de vê-la como alguém que possui uma inteligência e criatividade superior.

Mas, você já parou para analisar o que levou essa pessoa ao topo? Foi sorte, talento, esforço, ou foi o destino? O que te levou ao lugar em que você está ou te impediu de chegar aonde sonhou estar? Volto a te dizer o que disse René Jules Dubos, tendência não é destino. O topo é um lugar para pessoas que não se descuidam. É um lugar que só é alcançado por pessoas que um dia fizeram uma grande escolha: não desistiram de alcançar seus objetivos. Pessoas que sabem que seus resultados, tantos os negativos quanto os positivos, são produzidos por elas mesmas. E se são elas que produzem seus resultados, elas também podem mudá-los.

Estude as biografias das pessoas que você admira. Veja o que elas fizeram para alcançar seus objetivos. Descubra como elas reagiram diante das quedas, dos desafios, dos obstáculos. Você vai descobrir que todas elas não esperaram a sorte agir em suas vidas. Elas escolheram como agir diante das circunstâncias adversas que encontraram pelo caminho. E é essa a provocação que te faço. Não importa muito qual a situação em que você se encontra, você sempre terá a liberdade de escolher como irá agir.

Não há como negar que o destino tem influência na trajetória da nossa vida. Tem coisas que não dependeram de nossas escolhas. Mas todas aquelas que escolhemos fazer diferença, que escolhemos não desistir, influenciamos de maneira extraordinária o resultado final que obtivemos. Certamente você já passou por esta experiência. Todo sucesso que você alcançou em determinado momento de sua vida, exigiu de você uma extraordinária superação.

E você acredita em destino? Sabe o que é? Em termos gerais, destino significa determinar ou fixar por antecipação. Então se você acredita neste significado, você alimenta a crença de que suas ações são predeterminadas antes de nascer, ou em qualquer outro momento da vida, por uma força sobrenatural, fora do seu controle. Ou em outras palavras, se você está aonde está, foi porque o destino quis assim. Mas até onde essa versão corresponde com a verdade?

É certo que o papel do destino é inegável, mas também é inegável que sempre há uma gama de opções que nos dá a oportunidade de agir sobre o destino. Foi o que eu fiz e certamente foi o que a maioria das pessoas que mudaram radicalmente a trajetória de suas vidas fizeram. Assim como elas, descobri que eu posso fazer minhas escolhas e que o meu destino é definido pelo poder das escolhas.

Poder escrever este texto, saber aonde eu cheguei e até onde eu posso ir, significa que o destino, por si só, não é um fator determinante nos resultados que obtemos na vida. A maneira como nos relacionamos com o destino é que determina nossos resultados. A maneira como assumimos o controle de nossa vida e como fazemos nossas escolhas é que determina como queremos que seja o resultado de nossas ações e se seremos bem-sucedidos.

Valdimar Souza, formado em administração, especialista em Liderança e Gestão Organizacional e Ouvidor no Instituto de Pós-graduação e Graduação – IPOG.

Publicado por: dino

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa DINO e não é de responsabilidade do Mundo do Marketing.