Notícias Corporativas

A importância de desenvolver o tripé das competências

Uma nova forma de avaliação profissional chamada de CHA - conhecimento, habilidade e atitude vem ganhando força nas organizações e exigindo dos profissionais mais do que apenas conhecimento em diversos setores.

Salvador-Bahia

Categoria: Economia

Autor: DINO

Data de Publicação: 04/01/2018
Shutterstock

O mercado de trabalho está em constante evolução e isso acaba exigindo com que os profissionais estejam sempre atualizados.

No formato anterior de carreira, era comum considerar uma pessoa competente apenas por seu diploma universitário mas, atualmente esse formato se tornou raso para avaliar os profissionais.
Hoje, o conceito mudou e ganhou novas vertentes que chamamos de tripé das competências.

O chamado CHA é a união dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes de que o profissional dispõe e atualmente é um dos assuntos mais discutidos no mundo dos negócios.

Para falarmos sobre o conceito relativo ao CHA, é necessário saber que assim como os conceitos relativos à educação, ao desenvolvimento e treinamento que adquirimos ao longo da carreira, o de competências também possui diversas definições.

Entenda melhor o que significa o CHA:

1. O conhecimento é basicamente o saber, dominar um determinado tema ou área.
Por exemplo, atuando no RH de uma loja de moda, você sabe as técnicas de recrutamento e seleção, como motivar equipes, reter talentos, etc.
É sobre dominar um determinado tema ou área porque pesquisou e estudou!

2. A habilidade é o saber fazer na prática, transformando todo o conhecimento que possui em ações reais e que tragam valor à sua empresa ou para a empresa do seu cliente.
Seguindo o exemplo do RH, seria como selecionar as melhores pessoas para os cargos certos, conseguir fazer acontecer uma campanha motivacional, saber lidar e envolver as equipes.

3. Já a atitude é a iniciativa. É fazer algo antes mesmo de ser solicitado, entender a demanda e ter pró-atividade para fazer acontecer, se antecipar às necessidades.
Seguindo nosso exemplo, seria como informar à diretoria sobre a necessidade de escolher melhores meios de recrutamento e seleção, identificar e resgatar equipes desmotivadas.
Ficar atento às demandas da empresa e se antever às soluções.

E para completar o tripé das competências, sugiro acrescentar o seu perfil profissional.
O trabalho focado na sua imagem individual como empresa, está co-relacionado às suas características distintas e pessoais que se sobressaem no mercado por um aspecto ligado a três fatores importantes: a confiança, a reputação e a criatividade.

Falamos sobre perfil profissional e mercado para a carreira de Visual Merchandiser no nosso blog. Leia aqui: http://www.chriscorcino.com.br/mercado-de-trabalho-perfil-do-profissional-de-vm/

O gerenciamento da marca pessoal preocupa-se em alinhar esta imagem que você passa, focando nas suas características pessoais, para que sejam referência em sua área profissional. Por tanto, fique atento ao seu perfil pessoal nos seguintes aspectos:

Culturais e de conhecimento - Tanto da sua especialidade, quanto em campos distintos, sejam eles educacionais, históricos, esportivos, sociais etc. Esteja sempre bem informado, conheça um pouco de todos os assuntos que são determinantes para participar de uma conversa.

Organizacionais - São conceitos básicos de administração na sua própria vida. O que sou? Pra onde vou? Defina e organize suas metas, mostre que você está no comando dos seus projetos.

Criativos - Crie diferenciais para garantir sua competitividade de maneira continuada. Identifique a sua verdade. Não se contente em ser comum ou em ser mais um!

Relacionais - Desenvolva sua capacidade de trabalhar em equipe, de liderar pessoas, de ter atitudes e um perfil assertivos. Inspire simpatia, motive pessoas, seja amigável.

Conhecimento se adquire estudando e habilidade vem com a prática. O que não lhe pode faltar é a atitude para seguir em frente ou para mudar o que for preciso.

Ficou interessado em saber mais sobre gestão de carreiras e marca pessoal? Conheça nosso workshop que acontecerá no dia 16.01.18 em Salvador-Bahia na Escola Baiana de Arte e Moda.
Acesse o link: http://www.ebamcursos.com/turmas/510/workshop-gestao-de-carreiras-e-marca-pessoal-na-moda

Você também pode solicitar um orçamento do workshop para a sua empresa pelo nosso site: www.chriscorcino.com.br

Autora
Chris Corcino
Consultora de Negócios de Moda



Website: http://www.chriscorcino.com.br
Publicado por: dino

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa DINO e não é de responsabilidade do Mundo do Marketing.