Blog

Primeira vending machine de comida funcional é instalada no Centro Universitário Eniac, em Guarulhos/SP

Primeira vending machine de comida funcional é instalada no Centro Universitário Eniac, em Guarulhos/SP


Chefe de Cozinha Bruno Caraça, da empresa Tok d’Chef, cria e implementa máquina que entrega solução para quem quer comer comida natural, cuidar da saúde e do bem-estar, de forma prática e saborosa ajudando projetos sociais

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Na última quarta-feira, dia 20, no Centro Universitário Eniac, o Chefe de Cozinha Bruno Caraça da empresa Tok d’Chef colocou em funcionamento a primeira máquina de venda automática (vending machine) de refeições funcionais feitas com base na nutrigenômica, a ciência que estuda a nutrição gênica por meio da alimentação.

O equipamento comercializa refeições congeladas, em porções de 230 e 420 gramas, as quais podem ser consumidas no local - a Tok d’Chef disponibilizou dois fornos micro-ondas para aquecer as refeições - ou levadas para casa e armazenadas em freezer para maior comodidade. O pagamento pode ser feito em cartões de débito e crédito e vale-refeição.

O cardápio é variado, composto por releituras de pratos tradicionais adaptados à alimentação funcional que traz mais saúde e bem-estar. Entre as diversas opções estão: Baião de Dois, Feijão Tropeiro, Vegano, Assado Vegetariano, Salmão ao Molho de Maracujá, Estrogonofe de Frango (sem lactose), Brasileirinho, Galinhada e Escondidinho de Carne Seca, entre outros. Há opções em sobremesas funcionais como o Brownie Integral, Bolo de Banana e o de Maçã Integral.

O primeiro a usar a máquina foi o estudante Leandro Sasaki, 30 anos, aluno do segundo ano do curso de Fisioterapia, que aprovou a iniciativa, experimentou o Salmão ao Molho de Maracujá e o Brownie Integral e ficou em dúvida se era mesmo comida congelada: "É muito rápido, prático e saboroso. O salmão vem com arroz multi grãos! O brownie não é tão doce e as castanhas deram um toque especial. Ideia fantástica, prática e a comida é muito gostosa, nem parece comida congelada!".

As refeições podem ser compradas na máquina de venda automática instalada no Centro Universitário Eniac, na Rua Força Pública, 89, Centro de Guarulhos. Mais informações podem ser obtidas no site: www.tokdchef.com.br.

Empreendedorismo, propósito e tecnologia criam projeto inovador para a sociedade e investidores

O Frozen Vending Machine Project consiste em um projeto de automação de vendas, idealizado, patenteado e viabilizado pelo Empresário e Chefe de Cozinha Bruno Caraça, e visa a atender as necessidades de alimentação em grandes centros comerciais, empresas, hospitais, terminais de transporte urbano, condomínios, academias e inúmeras outras possibilidades, com a preocupação de levar a consciência alimentar, impactando positivamente a economia local - e dos municípios adjacentes - o meio ambiente e a saúde e bem-estar dos consumidores.

O projeto é apoiado por meio de diversas parcerias e iniciativas como o Centro de Inovação Tecnológica | Innovation Eniac de Guarulhos (CITIG), do Centro Universitário Eniac, o qual cedeu o local para o projeto piloto, que foi lançado nesta quarta, dia 20, e terá duração de trinta dias. O Diretor Geral do Centro Universitário Eniac e Presidente do CITIG, Ruy Guérios, comenta sobre a inovação e o empreendedorismo demonstrados pelo projeto, os quais motivaram o apoio à iniciativa: "O projeto recebeu apoio do CITIG e do Eniac por que ele é muito inovador e pode trazer uma solução muito interessante para a nossa comunidade, no que tange aos benefícios decorrentes de uma alimentação equilibrada. O Caraça, responsável pelo projeto, é uma pessoa muito inovadora, muito aplicada, que mostrou dentro do seu plano de negócio uma oportunidade muito grade de desenvolvimento!", explica Guérios.

A comida é feita com ingredientes naturais comprados de produtores locais e regionais, com um criterioso estudo financeiro para que tenha um preço acessível. As embalagens foram desenvolvidas pela Scuadra Embalagens, empresa também guarulhense, para atenderem as necessidades técnicas de congelamento e aquecimento. São seladas termicamente e individualmente e são recicláveis.

Na parte técnica um desafio superado foi a questão da refrigeração a -23ºC, a legislação brasileira exige -18ºC. A capacidade da vending machine é de 75 unidades, tem um sistema de controle de estoque remoto e a possibilidade de diversas reposições diárias; a máquina pode ser adquirida no sistema de comodato, por centros e prédios comerciais, condomínios, academias, estações de transporte, lojas e muitos outros.

A realização do projeto piloto é uma fase necessária à observação das possíveis melhorias que devem ser feitas no projeto, mas outras máquinas já estão em negociação para serem implementadas em empresas e locais de grande circulação. A meta é colocar 30 máquinas em operação até dezembro de 2019, gerando 80 empregos diretos.

O propósito de levar praticidade e comodidade, melhorar a saúde e bem-estar de funcionários, alunos, atletas, entre outros públicos foi o propósito traduzido nesta máquina: "Desenvolvemos um cardápio direcionado para aumentar a produtividade, concentração, humor, assiduidade, disposição e outros benefícios produzidos pela aplicação da nutrigenômica, porque um ser humano bem alimentado produz mais, vive melhor, é mais feliz. Pois de 80% a 90% da nossa saúde e bem-estar vem da nossa alimentação", conta o Chefe Bruno Caraça.

Este empreendimento foi possível pelo propósito e pela vivência de Caraça, que após deixar uma carreira de doze anos na área de comércio exterior, passado por diversos países desenvolvendo mercados de produtos alimentícios, tornou-se Chef, graduando-se em Gastronomia e especializando-se em Alimentação Funcional, complementou sua formação com os estudos da Nutrigenômica. À frente da empresa Tok d’Chef, que completa dez anos em novembro de 2019, atua em três áreas correlatas: produção de comida congelada com base na alimentação funcional e nutrigenômica; realização de eventos e produção de kits lanches; e assessoria gastronômica.



Website: http://www.tokdchef.com.br.


Publicidade