Blog

Cinco projetos de comunidades cariocas serão apresentados para financiamento no Museu do Amanhã

Cinco projetos de comunidades cariocas serão apresentados para financiamento no Museu do Amanhã


Evento irá debater a iniciativa de projetos nas comunidades de Bangu, Catiri, Cidade de Deus, Inhaúma e Complexo do Alemão e um novo olhar sobre a sociedade – mais eco e mais zen

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Cinco projetos de Comunidades cariocas serão apresentados no próximo sábado, dia 20 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para potenciais investidores e financiamento coletivo. A iniciativa faz parte da primeira edição do Movimento Ecozen, evento gratuito que marca o lançamento de seu Programa de Incubação direcionado para jovens nascidos e criados em territórios de alta vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. Durante o evento, os líderes dos projetos farão apresentações rápidas sobre suas iniciativas, os chamados Pitchs, e as mesmas serão lançadas na plataforma de crowdfunding Benfeitoria, que mobiliza recursos para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental pela internet. A plateia poderá fazer sua colaboração na hora.

No início deste ano, o Ecozen fez uma chamada pública para as inscrições de projetos sociais que vão ajudar a transformar suas comunidades e após uma curadoria chegou aos cinco finalistas. Cada iniciativa está em um estágio de maturação diferente e aborda uma temática: em Bangu, Allan Pierre vai levar arte, cultura e horta orgânica para uma comunidade de 20 mil moradores; na Cidade de Deus, Danielle Oliveira vai promover cultura e alimentação saudável; em Catiri, Jéssica Silva está implementando curso preparatório para concursos; em Inhaúma, Gilson Vieira, fez parceiras com artesãs e empresas e utiliza resíduos têxteis em trabalhos como o crochê, bordados e macramê; e no Complexo do Alemão, Camilla Habdallah vai trabalhar com os moradores contribuindo para minimizar abusos relacionados à violência obstetrícia, gravidez precoce e desigualdades de gênero.

“Todos esses projetos terão uma importância significativa em suas comunidades, mas precisam de mais planejamento e investimento para crescer. Vamos dar a eles condições para isso. Já temos uma equipe de 56 mentores, especialistas em várias áreas, que atuarão como orientadores desses grupos com objetivo de fortalecê-los ao longo do período de seis meses - de julho a dezembro de 2017. Durante o evento, teremos computadores conectados na página da Benfeitoria para que a plateia possa apoiar as iniciativas que mais se identificar, além de potenciais investidores na plateia. Esperamos sair de lá com nova perspectiva para essas iniciativas”, explicou Maurício Filho, líder do Ecozen.

Além da apresentação dos projetos, o evento reunirá especialistas em torno dos seguintes temas: Comunidades e o Desenvolvimento Social; As Potências das Comunidades; e Em Busca da Felicidade. “Este é o primeiro de uma série de encontros que o Movimento pretende realizar para promover uma consciência sustentável, a partir de ações, projetos, atores sociais e inovações para uma alternativa ao nosso modo de vida”, disse Maurício Filho.

Sérgio Besserman, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Vera Cordeiro, do Saúde Criança Renascer; Mariluce Mariá e Robson Santos, do Coworking do Alemão; Robson Borges, da CoopLiberdade/Cariocas em Ação; Luísa Rodrigues, da Benfeitoria: financiamento coletivo, entre outros, são alguns dos 20 palestrantes do dia. O evento também vai reunir pela primeira vez o mentor Jivan Pramod (Metamorfose) e o coach e palestrante americano Kute Blackson, autor do livro "You Are The One ", que farão as palestras "O Caminho do Amor: Da Mente para o Coração" e " Awaken Your Power: The World Needs You Now ", respectivamente.

Os cinco projetos selecionados são:

1) Projeto Maternidade Consciente de Camilla Habdallah (Complexo do Alemão)

O que é: contribui para redução da violência obstétrica e debate questões sobre gênero e sexualidade em comunidade e na saúde.

Problema a soluciona: violência obstetrícia, gravidez precoce e desigualdades de gênero.

2) Projeto Cultura Arte e Horta Orgânica de Alan Pierre (Bangú)

O que é: leva arte, cultura e horta orgânica para uma comunidade de 20 mil moradores.

Problema a soluciona: alimentação consciente e resíduos orgânicos.

3) Resgate de Saberes Bordados e Costuras de Gilson Vieira (Inhaúma)

O que é: resgata e incentiva trabalhos ancestrais como o crochê, bordados e macramê estimulando e viabilizando parcerias empreendedoras com artesãs e artesãos de comunidades, utilizando resíduos têxteis de empresas como matéria prima para novos produtos.

Problema que soluciona: resgate de saberes da cultura regional popular, reivindicando a redução da desigualdade social.

4) Curso Social Preparatório para Concursos de Jéssica Silva (Catiri)

O que é: implementação de curso preparatório para concursos de áreas variadas na comunidade do Catiri.

Problema que soluciona: proporcionar meios de equilíbrio na disputa por vagas de emprego

5) Evento de Cultura e Alimentação Saudável de Danielle Oliveira (Cidade de Deus)

O que é: eventos semanais ou mensais onde haja shows, expositores de artesanato, alimentação saudável, orgânica e vegana, mostra de artistas não conhecidos como grafiteiros, tatuadores, poetas, atores na Cidade de Deus.

Problema que soluciona: conscientização a respeito da alimentação saudável.

Sobre o Movimento

O Movimento Ecozen é uma iniciativa em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento humano com o objetivo de sensibilizar e motivar o público sobre um novo modo de vida. Um de seus pilares atua para o empreendedorismo em territórios de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro e outras importantes cidades do país através do seu programa de incubação. O programa tem o objetivo de desenvolver o ser humano de forma integral e traz a oportunidade para a sociedade civil se engajar pela igualdade social e a erradicação da violência, através da educação e empoderamento. O movimento é formado por mentores, embaixadores, agentes ligados à sustentabilidade, equilíbrio do ser, economia colaborativa e criativa. A atuação do Movimento pode ser acompanhada pela página no Facebook.

Serviço:

Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá – Rio de Janeiro

Horário: de 9h às 21h

Informações e inscrições: https://www.facebook.com/movecozen

Foto: Camila e Ana Cristina do Projeto Maternidade Consciente



Website: http://www.facebook.com/movecozen


Publicidade