Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing - Dino

Notícias Corporativas

112982

Revolução, Big Data, Internet das coisas, Realidade Virtual e muito mais

Já parou para pensar na reviravolta que o mundo deu nos últimos 20 anos? Na década de 1990 os BBSs eram muito modernos e faziam coisas antes inimagináveis. De lá para cá empresas surgiram e se tornaram gigantes, outras desapareceram, mas a comunicação vem desde o início e, cada vez mais integrando, reunindo e unindo as pessoas por este mundo afora. Muito do que vem ainda não se sabe, mas que é um caminho sem volta, disso não há dúvidas.

Rio de Janeiro - RJ

Categoria: Tecnologia

Autor: DINO

Data de Publicação: 05/10/2017
Pixabay

Penso que a chegada da Internet é a maior revolução depois da invenção da escrita (aproximadamente 3.000 A.C.). Sei que muitos vão torcer o nariz, mas explico: muitas descobertas e invenções importantíssimas apareceram nesse intervalo, mas nenhuma delas trouxe tantos desdobramentos e mudou tanto a vida e costumes em todo o planeta quanto o aparecimento da escrita e, atualmente, a invenção da Internet.

A própria TV, que há décadas protagonizou e teve destaque entre as mídias e em nossas casas, hoje tem que se reinventar para continuar mantendo o fôlego. Não, antes que perguntem, não acho que a televisão vai acabar por causa da internet, assim como ela não extinguiu o rádio, este não exterminou os impressos e assim por diante, mas, de certa forma, a internet alterou a caminhada de todos os outros meios de comunicação. Meus filhos, de seis e dez anos, assistem TV, mas dentro de uma dinâmica própria. Fora o futebol, veem o que querem, na hora que desejam. A grade de programação das emissoras não faz o menor sentido para eles. O ?streaming?, vindo através da rede universal de computadores, cuida disso e encurta as distâncias entre a minha casa e qualquer outro endereço, em qualquer parte do planeta.

Hoje discute-se a possibilidade de relacionamentos sexuais/amorosos entre humanos e robôs. Existem locais especializados em oferecer tais experiências. É possível que até a prostituição, atividade profissional das mais antigas, e os relacionamentos sejam afetados em consequência do desenvolvimento da inteligência artificial e dos próximos avanços da internet. Talvez hoje estejamos bem longe de Rosie, a doméstica robô criada por Hanna Barbera no desenho dos Jetsons (1962), mas acredito que o que estamos vendo e vivendo jamais fora imaginado em qualquer tempo, sob qualquer circunstância. Aliás, falando em doméstica, dentro de muito pouco tempo a sua geladeira poderá fazer compras de forma autônoma, assim como comandos automatizados através da internet poderão preparar o banho, ligar equipamentos eletrônicos e muito mais.

Talvez o tempo esteja corrido, talvez o dinheiro esteja curto, mas mesmo sob qualquer adversidade é possível colocar os óculos de realidade virtual e, instantaneamente, parar ao lado da Torre Eiffel, na França, ou das Pirâmides Egípcias. Também é possível apontar a câmera do smartphone para algum ponto determinado e receber na tela do aparelho vídeos, imagens, áudios e outras informações adicionais sobre o tema em questão.

Já percebeu que, em uma singela conversa com alguém, você comenta que precisa comprar algo e, magicamente, esse objeto aparece incessantemente em anúncios publicitários veiculados pelo Facebook, YouTube, Google e afins? Cada vez mais e em maior profundidade seremos conhecidos pelas empresas com que nos relacionamos e elas deverão usar essas informações em benefício de ambos. A mineração dos dados coletados a partir de nossa navegação encurtará muitos outros caminhos, alguns dos quais ainda nem imaginamos...

Pablo Rossken (pablo.rossken@gmail.com) é empresário, fascinado por tecnologia e heavy user da Internet desde 1996. Atua nas áreas de publicidade, jornalismo e marketing, principalmente no dito 'online'.




Publicado por:

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa DINO e não é de responsabilidade do Mundo do Marketing.

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss