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Marcar Presença digital não é simplesmente estar na internet. A diferença está no método

Marcar Presença digital não é simplesmente estar na internet. A diferença está no método


Vivemos a era da comunicação e informação instantâneas, da conversa embalada pela inteligência artificial, pela realidade virtual, aumentada, pela quase onipresença através dos caminhos binários dos equipamentos eletrônicos, das redes, telas e afins. Ainda assim, encontrar panfletos publicados na Internet é tão comum quanto ver gente na praia, em um domingo de verão no Rio de Janeiro.

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Um site, página no Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra rede social, uma lista de e-mails sem estratégia definida tem pouquíssimo poder de engajar, criar lembrança e vender. A Internet é hoje a principal tela dos brasileiros, mas da mesma forma que a audiência migrou para o canal, a boa comunicação também foi se transformando para ser eficaz e relevante. O consumidor não quer continuar recebendo propaganda “goela abaixo”, sem qualquer conexão com seus gostos e hábitos nas redes. Ele, apesar de querer consumir cada vez mais (esquecendo o momento de crise, claro!), está repelindo com a mesma gana a exposição não direcionada, solicitada ou que conecte-se de alguma forma com seus hábitos e sua vida. Redes sociais são canais de RELACIONAMENTO, lembre-se disso e verá a diferença no consumo e até, por que não, na defesa de sua marca. Relacionamento é fundamental!

Em época de Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Pixels de Conversão e Bots espalhados por toda internet, você ainda acredita que um mailing comprado vai te render algum resultado? Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, diz sobre o novo consumidor em seu livro mais recente: “é necessário marcar presença, obter a sua atenção, e transmitir-lhes a mensagem que eles querem ouvir”.

É indiscutível que o Facebook e o Instagram - para citar somente duas das principais redes, são portas de entrada para a comunicação digital, mas elas devem protagonizar ou coadjuvar sua estratégia? Além de tantas outras possibilidades que as telas de computadores e celulares oferecem, tenha em mente que a comunicação em todos os canais, “on” e “offline”, devem estar alinhadas e baseadas nos mesmos fundamentos. Embora os caminhos sejam diferentes, é uma única marca conversando e o resultado esperado deve ser o mesmo, certo? O E-mail Marketing, ao contrário do que muitos pensam, está vivíssimo e também pode ser utilizado, bem como o WhatsApp, com condições de criar laços com o consumidor, desde que usados para nutrir a relação, estrategicamente.

Defina seu público, as redes sociais que pretende utilizar e abuse das tecnologias, mas com objetivo definido e método. Nunca, jamais provoque seu cliente e não esteja pronto para respondê-lo. Crie empatia com seu público, fale sobre assuntos relevantes para quem te acompanha e, principalmente, não use a internet como intervalo comercial de TV, converse, fale sobre os interesses do seu seguidor, crie laços. Tire a venda do foco principal de sua presença digital e verá que incrivelmente venderá mais e estará mais presente na memória de seus consumidores.

Ah, um último detalhe: nada disso acontece instantaneamente. Não é do dia para a noite que o resultado aparecerá, mas quanto antes você começar a fazer o certo mais cedo poderá ver o resultado do investimento. Bom trabalho!

Pablo Rossken é publicitário, jornalista e profissional de marketing. (pablo.rossken@gmail.com)


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