Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing - Dino

Notícias Corporativas

Conheça, com Flavio Maluf, algumas dicas para administrar uma empresa familiar

Parte do segredo do sucesso é buscar profissionalização, não misturar o pessoal com o profissional, fazer um bom planejamento e investir em estrutura e capacitações

Categoria: Negócio

Autor: DINO

Data de Publicação: 11/01/2017
Flavio Maluf
Flavio Maluf

Para começo de conversa, você sabe o que são empresas familiares? Elas estão classificadas como um negócio que é gerenciado por pessoas da família. As posições executivas, da companhia ou pelo menos a maioria delas, são ocupadas pelos parentes. Elas vão de pequenos empreendimentos até grandes multinacionais - a C&A, a Wal-Mart, a Mars e a Ford são exemplos desse modelo. Esclarecido o conceito, vamos atentar ao fato de que, de acordo com um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Brasil existem cerca de seis milhões de empresas - e dessas, incríveis 90% são consideradas familiares.

Pensando nisso, o presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf, selecionou algumas dicas do sócio da Tiex - uma empresa de gestão e consultoria financeira corporativa - Fábio Yamamoto, para a evolução corporativa familiar. Acompanhe.

Busque sempre a Profissionalização

Se você prestou atenção aos exemplos de empresas familiares citados acima, você percebeu que empresa familiar não é sinônimo de desleixo, falta de competência, ou atraso tecnológico. Flavio Maluf destaca que a primeira dica de Fábio Yamamoto é, justamente, buscar a profissionalização da sua administração ? isso, claro, para empreendimentos que querem sair da garagem de casa e ir em busca de conquistar novos horizontes. Para isso, não é preciso expulsar os membros da família, mas, pelo contrário, capacitá-los com bons cursos e, obviamente, equipá-los com boas ferramentas de gestão e um sistema eficiente de controle interno.

Separe os assuntos profissionais dos pessoais

Empresa é empresa e família é família. Não deixe que os problemas em um ou outro campo se cruzem para que não aconteçam abusos e nem rompam-se as relações afetivas familiares - Flavio Maluf salienta que esse tipo de ruptura é comum nesse modelo de negócios, quando não há limite entre o que é pessoal e o que é profissional.

Planeje a longo prazo

Essa é uma dica vital para qualquer empresa. Todo bom empreendedor precisa ter dimensão do impacto que as decisões do presente causarão no futuro. Isso é planejar. Imponha metas para serem concretizadas em dois, cinco, dez anos, e invista estrategicamente nelas. Pense sempre na continuidade do seu negócio.

De importância à estrutura

Flavio Maluf acentua o que essa dica lembra: esse é o famoso mal necessário. É essencial, mesmo que envolvam alguns gastos, uma boa estrutura e suporte no chamado back office ? onde grande parte das atividades executadas pela empresa acontecem como, por exemplo, as atividades nos departamentos de informática, no departamento de contabilidade e nos recursos humanos.

Capacite também os colaboradores

Capacitar os colaboradores além de ser um investimento para que a empresa funcione de modo adequado, ainda tem poderes motivacionais. Flavio Maluf ressalta que a última dica do sócio da Tiex, Fábio Yamamoto, ajuda o negócio família a refletir os seus valores, por meio do reconhecimento do seu pessoal.

Agora, com as dicas em mãos, junte tudo, ponha em prática e transforme seu pequeno negócio familiar em um ótimo exemplo positivo para ser citado em outra matéria sobre o assunto. Por que não, não é mesmo?



Website: https://flaviomalufoficial.com/

Publicado por:

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa DINO e não é de responsabilidade do Mundo do Marketing.





Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss