Nike lança tênis para pessoas com deficiência 15 de julho de 2015

Nike lança tênis para pessoas com deficiência

         

Modelo conta com zíper no lugar de cadarços

Publicidade

A Nike acaba de dar um passo que pode representar um salto na vida de pessoas com deficiência. A companhia desenvolveu um tênis sem cadarços que permitirá que usuários com movimentos limitados fechem seus calçados sozinhos por meio de um zíper ligado a uma alça, que facilita o manuseio. Um velcro conclui o fechamento do The Zoom Soldier 8 Flyeasy, modelo de tênis para basquete que, por enquanto, só será vendido nos Estados Unidos. 

O novo modelo surge três anos depois de um jovem americano escrever uma carta aberta para a companhia que se tornou viral. No documento de 2012, o estudante Matthew Walzer, que teve paralisia cerebral por conta do nascimento precoce, compartilhava com a empresa sua dificuldade em se calçar e a angustia por ainda depender dos pais para isso. Como estava prestes a ir para a universidade, o jovem queria um modelo mais acessível, que o permitisse a usá-lo sem a ajuda de terceiros.

A história chegou ao conhecimento do designer Tobie Hatfield, Diretor de Inovação da marca que já desenvolveu modelos para atletas olímpicos e paralímpicos. Ele resolveu criar uma versão que fosse adequada a qualquer pessoa, esportistas ou não. Durante mais de uma ano, o profissional contou com a parceria do jovem estudante para fazer os testes no novo sneaker. Além de ter um fechamento simplificado, o calçado conta ainda com um sistema mais simples de entrar no pé, com a abertura da parte de trás do tênis.

Assista ao vídeo:


Publicidade