A NBA (National Basketball Association) lançou ontem, dia 2, a sua loja online no Brasil. No início serão comercializados cerca de 250 produtos, mas a expectativa é oferecer em pouco tempo mais de 1.000 produtos licenciados.
A liga norte-americana de basquete é a mais rentável do mundo e escolheu o Brasil para ser o segundo país a lançar um e-commerce de seus produtos licenciados. O Estados Unidos, claro, foi o primeiro local.
Para viabilizar o lançamento, dois fatores foram fundamentais. O primeiro deles é o fato do país contar com cinco jogadores na NBA: Nenê Hilário, Leandrinho Barbosa, Anderson Varejão, Tiago Splitter e o recém-promovido no draft Fab Melo.
O outro fator determinante foi o parceiro: a Netshoes. Uma referência no Brasil em venda de produtos esportivos, a empresa fechou o acordo com os norte-americanos com a expectativa de bons resultados. Primeiramente, devido à grande adesão dos brasileiros em relação aos ídolos da NBA. Depois, porque, segundo o Diretor de Marketing da empresa, Roni Cunha Bueno, a possibilidade de personalização de camisetas pode ser um grande atrativo.
A Netshoes teve um faturamento de R$ 600 milhões em 2011. A expectativa é chegar a R$ 1 bilhão em 2012, de acordo com estimativa baseada nas vendas feitas até maio deste ano.