<p><strong>Métricas para a internet. Custo ou Investimento?</strong></p><p>Por Carlos Medina*</p><p>A preocupação com a mensuração de ações online e conseqüentes resultados na internet já é uma realidade em grande parte das empresas, agências de publicidade, anunciantes diretos e indiretos. Aqueles que ainda não se atentaram a isso, o fazem por total desconhecimento das atuais ferramentas existentes no mercado ou por gostarem de investir dinheiro sem saber o seu resultado.</p><p>A utilização de ferramentas de mensuração pode, em um grande número de empresas, ser vista ainda como um custo a mais, um “desvio” da verba publicitária para algo sem grande valor a curto, médio ou até mesmo a longo prazo. Tais empresas podem estar sendo mal orientadas e com isso deixando de ECONOMIZAR, e muito, em suas ações online, pois além de uma otimização realtime de formatos, canais e impressões entregues (para o caso de publicidade online) tais ferramentas podem determinar em detalhes o quanto em R$ todas as ações online estão trazendo e podem inclusive fazer todos os tipos de cruzamentos entre ações e determinar exatamente aquela que mais lhe traz conversões. </p><p>Mas para que tudo isso ocorra, precisamos definir antes de qualquer coisa “o que” e “como” se mensurar dentro da internet.</p><p>Uma métrica é a medição de um atributo de uma determinada entidade (produto, serviço, processo). Alguns exemplos: Custos por click, custos por visita, taxas e interatividade, taxas de conversão, custos de uma campanha publicitária online, alcance e freqüência de peças interativas e retorno sobre o investimento… tudo isso pode e deve ser mensurado.</p><p>E quais os benefícios de se mensurar dados? Ter uma exata estimativa de custo, oferecer dados com qualidade, passíveis de estudos de resultados, melhoria na estratégia de marketing da ação online e quantidade ao gerenciamento no desenvolvimento de soluções online, campanhas. Hoje em dia, praticamente tudo pode e deve ser mensurado dentro da internet.</p><p>Não existem métricas ideais para todos os tipos de negócios. As métricas perfeitas para seu negócio são aquelas que respondem as perguntas de seus investidores, aumentem o retorno de suas campanhas e retenham seus clientes mais tempo em seu site. Mais importante que isso: não existe métrica sem TESTES, sem EXPERIMENTAÇÃO…descobriu algo interessante, teste em seu site por um período e mensure os resultados. Separe um pequeno pedaço de sua verba de marketing para experimentações e otimizações de campanha. Só assim que se transforma o aprendizado em prática e, conseqüentemente, se transforma um custo em INVESTIMENTO.</p><p>* Carlos Medina é diretor de operações da Unica Interactive Marketing Solutions. E-mail: <a href="mailto:carlos@aunica.com">carlos@aunica.com</a></p>