Optar em usar o cabelo que queira, nem sempre é uma tarefa fácil. Além de julgar se um determinado estilo combina com a personalidade ou formato do rosto, podemos dizer, com certeza, que várias pressões, como sociais e ambientais, influenciam na escolha de um penteado, cor ou corte de cabelo. Uma em cada duas mulheres afirma que já foi necessário mudar o estilo de cabelo para se sentirem aceitas em um determinado ambiente. Precisamente, para 6%, essa situação sempre ocorre, acontece muitas vezes para 15%, e algumas vezes para 27%. Os dados são da pesquisa do All Things Hair, canal de cabelos da Unilever, feita pela Opinion Box.

A mesma pesquisa revela que quando perguntadas, como o cabelo, de forma geral, as fazem sentir, ‘bem com elas mesmas’ foi a resposta que saiu disparadamente na frente, com 69%. O resultado mostra a importância do cabelo no componente visual da mulher. Empoderadas também apareceu relativamente forte, com 19% das opções, mostrando que os cabelos podem ser usados para passar uma mensagem desafiadora, política ou social para uma considerável parcela da população feminina. Já se sentir fashion e profissional surgiram mais atrás, com, respectivamente, 7% e 3%.

O fato de quererem estar bem consigo mesmas provavelmente também reflete na predileção pelo cabelo solto, tanto para o ambiente profissional, dito por 45%, quanto no final de semana, afirmado por 71%.  Já o rabo de cavalo e o coque parecem ser estilos de cabelos mais apropriados para situações profissionais.  O rabo de cavalo, por exemplo, foi mencionado por 26% das mulheres como sendo o estilo favorito para o trabalho. Já como estilo favorito no fim de semana, apareceu com 9%.  E o coque, por sua vez, é o favorito para o trabalho por 24%.

A predileção por cabelo solto provavelmente tem a ver com questões de liberdade e por ser versátil. Ele cai bem dentro de casa, em uma ocasião de lazer e mesmo num evento da empresa. E fica bem em fios curtos e longos, assim como em todos os tipos de cabelos: liso, cacheado e crespo. E ele pode ser usado de formas diferentes, sendo dividido no meio, repartido para o lado e com volume.

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