A Meta está introduzindo avatares 3D no Instagram Stories e mensagens diretas e atualizando os avatares no Facebook e no Messenger. Os usuários dos EUA, Canadá e México podem aparecer com suas imagens virtuais em adesivos, postagens de feed, fotos de perfil do Facebook e outros locais das plataformas da Meta, incluindo sua plataforma Quest VR. Os novos avatares incluirão novas formas faciais e dispositivos assistivos como implantes cocleares, aparelhos auditivos e cadeiras de rodas para serem mais inclusivos para usuários com deficiências, escreveu Aigerim Shorman, gerente geral de avatares e identidade da Meta, em um post no blog.
“Desde que revelamos nossa visão de longo prazo do metaverso no Connect 2021, continuamos construindo essa próxima evolução da tecnologia social, construindo um futuro em que você pode se sentar na mesma sala que seus entes queridos que estão a milhares de quilômetros de distância. ou trabalhar naturalmente com uma equipe talentosa que abrange todo o mundo”, escreveu Shorman.
Os avatares promovem a incursão da empresa no metaverso ainda em grande parte aspiracional , que Shorman descreveu no anúncio de segunda-feira como um “mundo digital interconectado, que une VR e AR, mas também plataformas mais familiares, como seu telefone e computador”. A Meta também apresentou camisetas com o tema Super Bowl LVI para avatares em suas plataformas.
Mark Zuckerberg disse que o metaverso é uma prioridade para a empresa, sobre a qual ele falou quando anunciou o novo nome da Meta no ano passado. “Um dia você terá vários avatares que variam de expressivos a fotorrealistas”, disse o CEO.
Para as empresas, a tendência com o metaverso é que haja um aumento expressivo no uso de tecnologias imersivas para atrair e, principalmente, impactar os consumidores, além de passar a ser um recurso cada vez mais importante para solidificar a reputação das empresas nesse novo contexto. É um mundo novo, cheio de possibilidades para criar mais e melhores conexões. Mas, para isso, as empresas vão precisar se aprofundar mais em soluções digitais.
Leia também: Conectividade é crucial para a viabilização do metaverso