<p>Por Gilberto Strunck*<br /> <br /> Um destes document&aacute;rios sobre vida animal que assisti na TV me deixou uma impress&atilde;o muito forte. Aprendi nele que a primeira coisa que um jovem le&atilde;o macho faz, depois de enfrentar e vencer um le&atilde;o mais velho na disputa por um grupo de f&ecirc;meas, &eacute; matar todos os filhotes do advers&aacute;rio. Com isso, ele elimina a antiga linhagem e garante a futura descend&ecirc;ncia, o seu DNA. As imagens do enorme le&atilde;o trucidando os le&otilde;ezinhos foram cru&eacute;is e marcantes, um comportamento literalmente animal.<br /> <br /> Mas, se observarmos a nossa sociedade sob este ponto de vista, agimos, muitas vezes, da mesma forma. Recordem a quantidade de obras p&uacute;blicas inacabadas. Quantos pol&iacute;ticos com cargos executivos optam por iniciar novos projetos ao inv&eacute;s de finalizar os iniciados por seus antecessores?<br /> <br /> No nosso dia a dia, trabalhando com as estruturas de Marketing, observamos exatamente o mesmo tipo de comportamento. A primeira provid&ecirc;ncia de um novo diretor ou gerente &eacute; rever todos os projetos em andamento e, muitas vezes, descart&aacute;-los ou redirecion&aacute;-los, e planejar novas a&ccedil;&otilde;es que ter&atilde;o agora o &ldquo;seu DNA&rdquo;. <br /> <br /> Se voc&ecirc; atende a clientes, j&aacute; deve ter vivenciado a situa&ccedil;&atilde;o na qual um projeto, que vinha sendo tocado na maior urg&ecirc;ncia, &eacute; interrompido, ou passa por uma mudan&ccedil;a radical de briefing porque um novo profissional assume o comando.<br /> <br /> Se, por outro lado, voc&ecirc; &eacute; a pessoa que passa a tocar projetos em andamento, pense na quantidade de vezes que j&aacute; os redirecionou em maior ou menor velocidade, sempre com raz&otilde;es muito racionais para faz&ecirc;-lo, &eacute; claro! Mas, na pr&aacute;tica, &ldquo;matando os le&otilde;ezinhos&rdquo; do seu antecessor.<br /> <br /> Assim, aprenda a encarar com naturalidade estas mudan&ccedil;as, muitas vezes t&atilde;o frustrantes, que resultam em altera&ccedil;&otilde;es de prazos, de or&ccedil;amentos e de prioridades. Veja o lado positivo destes processos, pois uma das pe&ccedil;as descartadas poderia ser voc&ecirc;!<br /> <br /> * Gilberto Strunck, &eacute; S&oacute;cio-Diretor da DIA Comunica&ccedil;&atilde;o. Autor de v&aacute;rios livros sobre design, &eacute; Professor da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselheiro do POPAI Brasil e membro do Bord Internacional desta entidade.</p>
Matando os leõezinhos
2 de setembro de 2010