Matando os leõezinhos 2 de setembro de 2010

Matando os leõezinhos

         

A primeira providência de um novo diretor ou gerente é rever todos os projetos em andamento e, muitas vezes, descartá-los ou redirecioná-los, e planejar novas ações que terão agora o ?seu DNA?

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<p>Por Gilberto Strunck*<br /> <br /> Um destes documentários sobre vida animal que assisti na TV me deixou uma impressão muito forte. Aprendi nele que a primeira coisa que um jovem leão macho faz, depois de enfrentar e vencer um leão mais velho na disputa por um grupo de fêmeas, é matar todos os filhotes do adversário. Com isso, ele elimina a antiga linhagem e garante a futura descendência, o seu DNA. As imagens do enorme leão trucidando os leõezinhos foram cruéis e marcantes, um comportamento literalmente animal.<br /> <br /> Mas, se observarmos a nossa sociedade sob este ponto de vista, agimos, muitas vezes, da mesma forma. Recordem a quantidade de obras públicas inacabadas. Quantos políticos com cargos executivos optam por iniciar novos projetos ao invés de finalizar os iniciados por seus antecessores?<br /> <br /> No nosso dia a dia, trabalhando com as estruturas de Marketing, observamos exatamente o mesmo tipo de comportamento. A primeira providência de um novo diretor ou gerente é rever todos os projetos em andamento e, muitas vezes, descartá-los ou redirecioná-los, e planejar novas ações que terão agora o “seu DNA”. <br /> <br /> Se você atende a clientes, já deve ter vivenciado a situação na qual um projeto, que vinha sendo tocado na maior urgência, é interrompido, ou passa por uma mudança radical de briefing porque um novo profissional assume o comando.<br /> <br /> Se, por outro lado, você é a pessoa que passa a tocar projetos em andamento, pense na quantidade de vezes que já os redirecionou em maior ou menor velocidade, sempre com razões muito racionais para fazê-lo, é claro! Mas, na prática, “matando os leõezinhos” do seu antecessor.<br /> <br /> Assim, aprenda a encarar com naturalidade estas mudanças, muitas vezes tão frustrantes, que resultam em alterações de prazos, de orçamentos e de prioridades. Veja o lado positivo destes processos, pois uma das peças descartadas poderia ser você!<br /> <br /> * Gilberto Strunck, é Sócio-Diretor da DIA Comunicação. Autor de vários livros sobre design, é Professor da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselheiro do POPAI Brasil e membro do Bord Internacional desta entidade.</p>


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