<p>Por Vladimir Antunes de Lima*</p> <p>O marketing promocional no ponto de venda continua como sempre deveria ser, focado nas pessoas, sejam os consumidores que devem localizar o seu produto no ponto de venda, seja qual for o seu produto ou qual for o seu ponto de venda. O objetivo de qualquer um que produz um bem de consumo ou servi&ccedil;o &eacute; ser visto, ser lembrado e ser encontrado.</p> <p>Sim, ser encontrado porque n&atilde;o adianta os investimentos em ferramentas de alta tecnologia e de alta performance se n&atilde;o tiver tempo h&aacute;bil e treinamento para os profissionais desenvolverem e&nbsp; utilizarem estas novas t&eacute;cnicas e tecnologias para poder continuar a fazer&nbsp; bem o que antes j&aacute; faziam sem tecnologia que era a excel&ecirc;ncia na exposi&ccedil;&atilde;o dos produtos e a busca por uma fatia de&nbsp; mercado ou de uma maior fatia deste mercado n&atilde;o acontece sem o desenvolvimento do ser humano .<br /> <br /> O termo &ldquo;Cloud Promotion&rdquo;, inspirado no que se l&ecirc; muito hoje em dia que &eacute; o Cloud Computer, solu&ccedil;&atilde;o maravilhosa de n&atilde;o precisar mais ter um servidor em um local fixo dentro da empresa, solu&ccedil;&atilde;o esta que no meu ponto de vista &eacute; maravilhosa, pois evita uma s&eacute;rie de gastos com TI , mas voltando ao nosso foco,&nbsp; &eacute; o que se v&ecirc; muito hoje em dia, pessoas atr&aacute;s de um supercomputador produzindo id&eacute;ias e sistemas e, na maioria das vezes, n&atilde;o entendendo nada de campo de prateleira de exposi&ccedil;&atilde;o de produto de necessidade do consumidor. <br /> <br /> Muitas vezes nos vemos exigindo alta tecnologia, equipes de alta performance sem nos preocupar com o b&aacute;sico que &eacute; desenvolver estas pessoas, ter tempo h&aacute;bil de dar a oportunidade de quem &eacute; bom em exposi&ccedil;&atilde;o de produto em negocia&ccedil;&atilde;o de loja resumindo em quem realmente sua a camisa e vende, em absorver estas novas fun&ccedil;&otilde;es com novas ferramentas tecnol&oacute;gicas que a natural resist&ecirc;ncia humana acha muito dif&iacute;cil de usar em um primeiro momento e que depois de bem explicado e treinado usa com excel&ecirc;ncia e maestria. <br /> <br /> Mas n&atilde;o basta ter as tecnologias sem o treinamento e desenvolvimento das pessoas e este &eacute; o nosso foco: buscar o treinamento e aperfei&ccedil;oamento constante. &Eacute; dif&iacute;cil, mas sem o envolvimento de quem realmente traz resultados e sabe trabalhar no ponto de venda n&atilde;o adianta nada tecnologia e inova&ccedil;&atilde;o: ficar&aacute; tudo nas nuvens.<br /> <br /> No meu ponto de vista, o maior investimento ainda &eacute; focado no desenvolvimento de equipes de alto desempenho, equipes com alto valor agregado que possam fazer a diferen&ccedil;a, envolver-se com cada projeto como se fossem &uacute;nicos, estar por dentro de tudo e de todos, buscar o autoconhecimento, atualizar-se sempre, ler muito, ser auto gerenci&aacute;vel, resolvedores e solucionadores de situa&ccedil;&otilde;es, motiva&ccedil;&atilde;o constante e n&atilde;o esperar pela motiva&ccedil;&atilde;o, pois a motiva&ccedil;&atilde;o vem de dentro e isto s&oacute; esta dentro de cada um. N&atilde;o &eacute; o blog, o palm ou notebook que vai emocionar, motivar e sim o crescimento e comunica&ccedil;&atilde;o do dia a dia .<br /> <br /> * Vladimir Antunes de Lima &eacute; CEO do Grupo Compart.</p>
Marketing Promocional vira Cloud Promotion
11 de novembro de 2010