Marketing Direto: há coisas que definitivamente não se mensuram 8 de setembro de 2011

Marketing Direto: há coisas que definitivamente não se mensuram

         

A relevância de dados não está apenas atrelada ao aumento de lucro das empresas, mas sim em ser relativamente agregador ao receptor

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<p>Por Ricardo Sleiman*<br /> <br /> Trabalho há mais de 10 anos provendo informações. Desde então, sempre estive focado em gerar, qualificar e fornecer informações que as empresas necessitam, além de analisar dados e encontrar o público-alvo que tem melhor aderência à determinada campanha ou ação de marketing de um cliente específico.<br /> <br /> Quando se vive imerso nesse mundo, rodeado de ferramentas tecnológicas e base de dados, seja para segmentação de público-alvo, para as campanhas de marketing direto ou na localização de pessoas, às vezes deixamos passar a acepção maior que a informação possui.<br /> <br /> Foi então, que certo dia, me dei conta do poder e das infinitas possibilidades que o cruzamento de uma série de informações, por meio do uso da tecnologia, pode ter, sendo capaz de gerir e determinar focos específicos.<br /> <br /> Ao encontrar um velho amigo, que podemos batizar pelo nome fictício de João, abandonado pelo pai quando criança, com apenas quatro anos de idade, tive a verdadeira percepção do poder das ferramentas de enriquecimento de dados e a importância das informações. <br /> <br /> Sem nunca mais ter notícias do progenitor, João foi criado pela mãe, mas sempre teve a curiosidade natural de reencontrar o pai. Com muitas dúvidas em sua mente, e apenas o nome completo em mãos, ele já possuía 36 anos e me pediu para ajudá-lo nessa busca, utilizando de toda a base de dados alocada e minha experiência acumulada com o manejo de informações cadastrais.<br /> <br /> Com essa única informação, valendo-se de uma tecnologia chamada de chave de cruzamento Matchcode, começou a busca incessante para auxiliar João a realizar o grande sonho. O Matchcode é um código identificador para cada registro de indivíduo ou empresa presente em um cadastro, onde a partir dele, criam-se linhas de cruzamentos para enriquecer dados.<br /> <br /> Eis então, que as combinações com a chave de pesquisa em todas as etapas do processo de enriquecimento, geraram endereços, telefones, CPF, entre outras informações. <br /> <br /> E, com toda essa tecnologia baseada em cruzamento de dados foi possível encontrar muito mais que um público-alvo para uma campanha específica de marketing direto, encontramos o pai de João no Amazonas, mais precisamente em um vilarejo na região norte do país.<br /> <br /> As ações em prol de um eficiente levantamento para marketing direto deram lugar ao reencontro entre pai e filho. E, após trocas de e-mails e contatos telefônicos, eles trabalham gradualmente a reconstrução de uma relação.<br /> <br /> Após esse incrível episódio, percebi que a informação, por meio do uso da tecnologia, possui um sentido muito maior. A relevância de dados não está apenas atrelada ao aumento de lucro das empresas, mas sim em ser relativamente agregador ao receptor. Segmentar a sua base de dados e estabelecer uma comunicação pertinente e relevante com o seu público alvo, são chaves para sucesso no seu ROI. <br /> <br /> Um dado, quando colocado no lugar certo e na hora certa pode causar uma mudança significativa, mesmo que no universo de apenas uma ou duas pessoas. <br /> <br /> *Ricardo Sleiman é CEO da ZipCode, uma das principais empresas especializadas em gestão de banco de dados.</p>


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