<p>Por Sandra Turchi*<br /> <br /> Como voc&ecirc; j&aacute; notou, seus clientes s&atilde;o diferentes. Alguns consomem mais do que outros &ndash; ou, mesmo, consomem com maior frequ&ecirc;ncia. Sendo assim, &eacute; crucial saber detect&aacute;-los claramente para conhecer melhor quem s&atilde;o os mais rent&aacute;veis e atend&ecirc;-los de forma satisfat&oacute;ria, como tamb&eacute;m para identificar futuros clientes que tenham esse mesmo perfil. Essa &eacute; uma pr&aacute;tica utilizada h&aacute; tempos pelos experts em marketing direto e que tamb&eacute;m se aplica muito bem no universo digital. <br /> <br /> Veja o caso de campanhas de e-mail marketing, t&atilde;o utilizadas e t&atilde;o lucrativas. Se a sua empresa disparar e-mails para todos ter&aacute; alguns problemas: poder&aacute; ser acusada de Spammer, ou seja, de ser um disparador de SPAMs, e poder&aacute; receber puni&ccedil;&otilde;es por isso (conhe&ccedil;a as regras no site do CAPEM &ndash; c&oacute;digo de auto-regulamenta&ccedil;&atilde;o do e-mail marketing), al&eacute;m de saturar sua base de contatos, oferecendo ofertas que n&atilde;o s&atilde;o do interesse deles. Fora isso, voc&ecirc; jogar&aacute; dinheiro fora, pois custa mais caro alcan&ccedil;ar milhares de pessoas e que n&atilde;o s&atilde;o potenciais compradoras dos seus produtos. <br /> <br /> Sendo assim, &eacute; melhor identificar os seus bons clientes e, a partir da&iacute;, os &ldquo;prospects&rdquo; corretos, ou seja, pessoas que tenham um perfil pr&oacute;ximo ao daqueles seus bons clientes e que ter&atilde;o, com isso, maiores chances de consumir os seus produtos ou servi&ccedil;os.<br /> <br /> Para isso, &eacute; fundamental a empresa construir sua pr&oacute;pria base de clientes, pois isso auxiliar&aacute; nas etapas de an&aacute;lise que vir&atilde;o a seguir. Se a empresa n&atilde;o conhecer quem s&atilde;o os seus clientes, quem os conhecer&aacute;? Portanto, m&atilde;os &agrave; obra, mesmo que voc&ecirc; n&atilde;o disponha de boa tecnologia &eacute; poss&iacute;vel iniciar com solu&ccedil;&otilde;es caseiras mesmo, n&atilde;o importa. O que &eacute; inadmiss&iacute;vel &eacute; voc&ecirc; tratar sua base de clientes de forma displicente, pois ela &eacute; o bem mais valioso que sua empresa possui, lembre-se disso!<br /> <br /> Posteriormente, &eacute; poss&iacute;vel tratar esses dados, e, com isso, identificar novos clientes com o mesmo perfil dos &ldquo;bons clientes&rdquo;, baseando-se no seu hist&oacute;rico e, ainda, fazer uma segmenta&ccedil;&atilde;o adequada. H&aacute; empresas que possuem sistemas espec&iacute;ficos e que poder&atilde;o ajud&aacute;-lo a trazer muito mais intelig&ecirc;ncia ao seu neg&oacute;cio e &agrave;s suas campanhas. S&atilde;o os chamados &ldquo;Marketing Services&rdquo; que, entre outras atividades, executam essa tarefa de &ldquo;prospec&ccedil;&atilde;o&rdquo; qualificada, pois se utilizam de uma s&eacute;rie de estat&iacute;sticas para definir apropriadamente esses grupos de consumo.<br /> <br /> Outro caminho, que cresce cada vez no marketing direto digital, &eacute; o uso dos celulares, pois n&atilde;o h&aacute; nada mais direto para alcan&ccedil;ar determinado cliente do que esse meio. S&atilde;o diversas as possibilidades para se fazer mobile marketing. Tratarei desse tema em futuros artigos.<br /> <br /> Al&eacute;m dessa preocupa&ccedil;&atilde;o com o tratamento dos dados, para que se possa ser mais assertivo nas campanhas, h&aacute; alguns outros pontos que ser&atilde;o &uacute;teis. Dicas pr&aacute;ticas: 1) encontre sua audi&ecirc;ncia &ndash; conforme j&aacute; descrevemos acima; 2) crie um sistema (ou use um que j&aacute; existe) para se comunicar com ela de v&aacute;rias formas; 3) crie conte&uacute;dos novos e de grande valor, com foco no seu p&uacute;blico-alvo e 4) mensure sempre os resultados, para aprimorar-se a cada nova campanha. <br /> <br /> Com essas a&ccedil;&otilde;es, voc&ecirc; ter&aacute; maiores chances de gerar o t&atilde;o visado &ldquo;engajamento&rdquo; dos seus clientes, que &eacute; esse envolvimento do consumidor com sua marca, em um alinhamento de interesses, ou seja, essa proximidade, que faz com que os clientes, al&eacute;m de consumirem os seus produtos, passem tamb&eacute;m a indicar e at&eacute; mesmo a defender a sua empresa, quando preciso. Claro que nada disso &eacute; simples e trivial, mas se sua empresa n&atilde;o come&ccedil;ar, nunca poder&aacute; saber se isso traz resultados efetivos ou n&atilde;o!<br /> <br /> * Sandra Turchi &eacute; Superintendente de Marketing da ACSP &ndash; Associa&ccedil;&atilde;o Comercial de SP e SCPC, Coordenadora do curso &ldquo;Estrat&eacute;gias de Marketing Digital&rdquo; da ESPM e VP de Marketing da ABRAREC. Blog: <a href="http://www.sandraturchi.com.br" target="_blank">www.sandraturchi.com.br</a> Twitter:&nbsp; <a href="http://www.twitter.com/sandraturchi" target="_blank">@sandraturchi</a></p>
Marketing Direto Digital
5 de outubro de 2010