Marketing de Causa e Esportivo: as ações da P&G para as Olimpíadas de Tóquio Bruno Mello 10 de junho de 2021

Marketing de Causa e Esportivo: as ações da P&G para as Olimpíadas de Tóquio

         

Em entrevista, Diretora Sênior de Operações da companhia conta sobre investimentos nas atuações sociais e de apoio aos atletas, além de campanhas

Marketing de Causa e Esportivo: as ações da P&G para as Olimpíadas de Tóquio
Publicidade

A P&G lançou uma campanha global como patrocinadora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, inspirada nos atletas olímpicos e paraolímpicos que se preparam para agir pelo bem, fazendo uma diferença positiva em suas comunidades e no mundo. A história desses atletas são o foco do novo capítulo da campanha mundial da P&G, “Movidos pelo Amor”, que engloba todos os esforços de cidadania da companhia, dentro dos pilares de Impacto na Comunidade, Igualdade e Inclusão e Sustentabilidade Ambiental.

Na campanha, a companhia, em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), usa a plataforma dos Jogos Olímpicos para celebrar e inspirar atos de bondade. O filme “Sua bondade é sua grandeza” homenageia os atletas que mostram sua bondade dentro e fora das arenas. Narrado da perspectiva de pais orgulhosos, o filme apresenta atletas olímpicos e paralímpicos que são movidos pelo amor e mostram ao mundo que a verdadeira medida da grandeza é a bondade.

Investir na causa esportiva está intrinsecamente relacionada às ações da P&G. “Acreditamos no esporte como uma ferramenta social para o desenvolvimento da população, inclusive como apoio a educação e incentivo à saúde e ao bem-estar, além de uma plataforma de comunicação”, conta Isabella Zakzuk, Diretora Sênior de Operações e Marcas da P&G Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Apoio local 

Já no Brasil, a P&G lançou a campanha “Apoie Atletas do Amanhã”, um convite para que os brasileiros se unam para fazer a diferença na educação de crianças e adolescentes por meio do esporte. Para cada cadastro no site da iniciativa, no período entre 10 de maio e 30 de junho de deste ano, a P&G doará para a Fundação Gol de Letra o valor equivalente a uma hora de aula de esporte para crianças e adolescentes beneficiados pelos projetos da Fundação.

Publicidade

Em menos de um minuto as pessoas poderão ajudar na educação de jovens por meio do esporte. Basta se cadastrar no site Atletas do Amanhã para a companhia doar em nome do consumidor. As doações ajudarão a Fundação Gol de Letra a dar continuidade e ampliar os seus programas de impacto na vida de tantas crianças e jovens.

A P&G, o COI e o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) também anunciaram os 52 beneficiados pelo Fundo Atletas pelo Bem. Inspirada nas histórias de atletas fazendo o bem pelo mundo, a companhia lançou a iniciativa para encorajar mudanças ainda mais positivas.

Com um total de meio milhão de dólares, o Fundo Atletas pelo Bem celebra e incentiva o trabalho de atletas olímpicos e paraolímpicos que são parceiros de instituições de caridade em todo o mundo e servem suas comunidades nas áreas de Impacto na Comunidade, Igualdade e Inclusão e Sustentabilidade Ambiental. Cada organização de caridade apoiada pelos atletas selecionados receberá um subsídio de US$ 10 mil, contribuindo para o compromisso da P&G na campanha global.

Veja abaixo a entrevista completa com Isabella ZakZuk. 

Mundo do Marketing – Como a P&G vê no apoio ao esporte um elo importante aos negócios da companhia? 

Isabella Zakzuk – Na P&G, acreditamos no esporte como uma ferramenta social para o desenvolvimento da população, inclusive como apoio a educação e incentivo à saúde e bem-estar, além de uma plataforma de comunicação.

Apoiar o esporte vai ao encontro do propósito da companhia, de melhorar a vida das pessoas todos os dias, agora e para gerações futuras, sempre movidos pelo amor. Buscamos todos os dias ser uma força para o bem e uma força para o crescimento. A educação, a integração cultural e a busca pela excelência através do esporte são ideais importantes. Por isso, acreditamos que a prática destes valores pode ultrapassar as fronteiras das arenas esportivas e ser uma força para o bem.

Mundo do Marketing – Há quanto tempo a companhia está voltada as causas no segmento esportivo? 

Isabella Zakzuk – A P&G é pioneira no apoio ao esporte. O compromisso da marca Gillette com o esporte, por exemplo, existe há mais de um século. O patrocínio dos Jogos Olímpicos por parte da P&G começou em 2012 com os Jogos de Londres e, em julho de 2020, o COI e a P&G anunciaram uma extensão de sua Parceria Olímpica Mundial até 2028.

Com base no sucesso dos últimos 10 anos de parceria e nos valores compartilhados por ambas as organizações para melhorar a vida e criar um mundo melhor, o COI e a P&G se comprometeram com uma parceria inédita, voltada para a cidadania, para promover avanços importantes em áreas-chave: igualdade e inclusão, sustentabilidade ambiental e impacto na comunidade. Com a plataforma dos Jogos Olímpicos, celebramos e inspiramos atos de bondade.

Mundo do Marketing – Que outras ações relacionadas a causas sociais a P&G realiza, além do esporte? 

Isabella Zakzuk – Na P&G, nós buscamos todos os dias ser uma força para o bem e uma força para o crescimento. Sabemos da nossa responsabilidade como líderes de mercado e acreditamos no nosso propósito de melhorar a vida das pessoas todos os dias, agora e para gerações futuras, sempre #MovidosPeloAmor. Esse é o mote da iniciativa global da P&G para apoiar boas ações durante o ano de 2021. Fazemos isso por meio de nossas marcas, colaboradores, parceiros de negócios e comunidade.

Temos três focos principais que guiam as nossas ações de propósito: impacto na comunidade, igualdade e inclusão, e sustentabilidade ambiental. Dentro do nosso foco de impacto na comunidade, queremos fortalecer a cultura da solidariedade, maximizar o impacto social nas comunidades e, desde 2020, mitigar os impactos da pandemia.

Aliás, durante a pandemia, nossos esforços de cidadania foram muito intensificados e, mais do que nunca, vivemos plenamente nosso propósito como companhia. Esses esforços incluem a doação de mais de R$ 50 milhões em produtos P&G e alimentos, suprimentos médicos, investimento em saúde, doação de miniusina de oxigênio no Amazonas, além do lançamento da Aceleradora P&G Social, projeto inédito da P&G no mundo. São várias frentes de atuação para cuidar e melhorar a vida das pessoas nesse momento tão desafiador.

Ainda dentro do foco de Impacto na Comunidade, acreditamos que a educação é um dos principais caminhos para transformar vidas e temos diversos programas proprietários e iniciativas com parceiros. Um deles é o programa P&G pela Educação que, em parceria com a United Way Brasil, foca no desenvolvimento integrado da infância e juventude, o que permite impactarmos positivamente a vida desses jovens em todas as etapas da educação. A P&G também faz parte da GOYN, aliança criada pela United Way, para promover a inclusão produtiva das juventudes em situação de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo, até 2030, alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Além disso, a P&G faz parte da iniciativa “Um Milhão de Oportunidades”, da UNICEF, que tem a meta de gerar um milhão de oportunidades em dois anos para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade, e temos o programa ‘Água Pura para Crianças’, que já entregou mais de 18 bilhões de litros de água potável no mundo.

A P&G também trabalha para promover o progresso das comunidades, promovendo discussões que criem confiança para todas as pessoas, independentemente de sua raça, religião, gênero, orientação sexual e cultura. Recentemente, lançamos a campanha de Always #MeninaAjudaMenina pelo Fim da Pobreza Menstrual, que doou 1 milhão de absorventes para quem mais precisa, e o movimento #PrideSkill, que incentiva diversidade no mundo corporativo.

Essas são apenas algumas das muitas iniciativas da P&G. Para saber mais sobre o nosso impacto, indico o nosso site “Fazer o que é certo”.

Mundo do Marketing – Como a P&G avalia a importância das marcas hoje em apoiar os atletas?

Isabella Zakzuk – Além do apoio ao esporte e instituições que o promovem, a P&G e suas marcas também apoiam times e atletas de várias modalidades, inclusive eSports, pelo mundo todo, pois eles representam alguns dos principais valores da empresa e das marcas. Um exemplo mais recente é que Gillette se tornou patrocinadora da Seleção Brasileira de Futsal Down, atual campeã mundial da modalidade.

No momento atual, em que somos inspirados pelos atletas que emprestam o seu tempo, talento e recursos para ajudar o próximo e erguendo suas vozes por justiça e igualdade, fica ainda mais claro como eles podem inspirar uma mudança através da bondade. É por isso que eles são o tema da nossa campanha global.

Mundo do Marketing – Quais marcas terão ativações diretas das Olimpíadas? Algum produto licenciado? 

Isabella Zakzuk – A intenção da P&G como o patrocínio dos Jogos Olímpicos de Tóquio é gerar uma força pelo bem, inspirando atos de bondade no mundo todo. A campanha dos Jogos Olímpicos de Tóquio faz parte da campanha mundial da P&G, “Movidos pelo Amor”, que engloba todos os esforços de cidadania da companhia, dentro dos pilares de Impacto na Comunidade, Igualdade e Inclusão e Sustentabilidade Ambiental.

Esse propósito se traduz na campanha corporativa “Apoie Atletas do Amanhã”, que usa a plataforma dos Jogos Olímpicos para convidar os brasileiros a fazerem a diferença na educação de crianças e adolescentes através do esporte. Para cada cadastro no site Atletas do Amanhã, a P&G está doando para a Fundação Gol de Letra o valor equivalente a uma hora de aula de esporte para crianças e adolescentes beneficiados pelos projetos da Fundação. Essa campanha se junta ao Fundo Atletas pelo Bem da P&G Global para maximizar o nosso impacto na comunidade.

Participe do Rota 360º – a sua trilha de conteúdo para se tornar um profissional de Marketing moderno.
Neste mês o tema é sobre Redes Sociais


Publicidade