Manchester City FC é a marca de futebol mais valiosa do mundo Priscilla Oliveira 7 de junho de 2023

Manchester City FC é a marca de futebol mais valiosa do mundo

         

Clube desbanca sequência de quatro anos do Real Madrid, que segue sendo a marca mais forte. Flamengo é único time não-europeu a figurar no ranking

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O Manchester City FC alcançou um marco histórico ao ultrapassar o Real Madrid CF como a marca de clubes de futebol mais valiosa do mundo, segundo o estudo “Football 50 2023” da Brand Finance. O valor da marca do clube inglês teve um aumento positivo de 34% desde a pandemia do COVID-19 e agora atingiu um recorde histórico (1,51 mil milhões de euros contra 1,46 mil milhões de euros do time espanhol). O Manchester City FC também possui a maior receita da tabela deste ano, um fator-chave em sua ascensão ao topo.

Apesar de ter perdido o primeiro lugar, o Real Madrid CF segue como a marca de clube de futebol mais forte. Em 2022, a pesquisa da Brand Finance determinou que a potência espanhola era o clube com maior probabilidade de ser classificado como “o melhor clube do mundo” pelos torcedores. A força da marca é o que atrai torcedores, jogadores, investidores e patrocinadores para se envolver com o clube – entregando valor comercial por meio de maiores receitas, preços – especialmente para patrocínio, maior crescimento e patrocinadores, reduzindo os riscos de lucratividade relacionados ao fraco desempenho em campo.

Os times espanhóis aparecem no ranking com forte desempenho. Seguindo o Real Madrid aparece o FC Barcelona (valor da marca subiu 4% para € 1,4 bilhão), assim como o Club Atletico de Madrid (valor da marca caiu 5% para € 549,56 milhões). O Sevilla FC também subiu cinco posições, para 25º, enquanto o Villareal CF subiu quatro posições para a 36ª posição.

A Espanha soma mais duas conquistas ao seu sucesso em 2023, com o Real Sociedad (valor da marca € 133,63 milhões), um novo participante em 37º lugar, enquanto o Real Betis (valor da marca subiu 31% para 153,1 milhões) subiu nove posições para 34º para ser nomeada a terceira marca de clube de futebol que mais cresce.

Inglaterra, Itália, França e Alemanha integram ranking

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O Manchester United FC agora está uma posição à frente de seu rival histórico Liverpool FC, na quarta e quinta posições, respectivamente. Os clubes de futebol de Londres, por sinal, mantêm-se no top 10 com o Arsenal FC a registar o maior aumento no valor da marca.

O Arsenal FC subiu duas posições em relação a 2022 e agora ocupa o 8º lugar. O AC Milan representa a Itália como a marca de clube de futebol que mais cresce pelo segundo ano consecutivo.O clube italiano ocupa o 15º lugar este ano e é considerado a marca de clube de futebol que mais cresce, seguido de perto pelo SSC Napoli, em 18º lugar como o segundo que mais cresce.
Já o Paris Saint-Germain subiu uma classificação para o 6º lugar , ultrapassando o rival FC Bayern Munich em 2022, que caiu para o 7º lugar. Enquanto isso, a Alemanha tem impressionantes 10 clubes no ranking deste ano, com sua marca de clube mais forte e valiosa, o FC Bayern Munich ocupando seu top 10 em 7º lugar.

Embora a equipe tenha feito um início recorde na temporada 2022-2023, eles estão enfrentando uma competição cada vez maior de outros clubes alemães. Eles estão em 2º lugar atrás do Borussia Dortmund (valor da marca subiu 5% para € 541,92 milhões, classificado em 13º ) na Bundesliga, enquanto o Bayern também sofreu recentemente sua primeira derrota para o RB Leipzig (valor da marca caiu 9% para € 222,46 milhões, classificado em 19º).

Flamengo se mantém na 50ª posição como único clube não europeu no ranking

O Flamengo (valor da marca subiu 2%, para € 97,85 milhões) caiu da 49ª posição em 2022 para a 50ª posição em 2023. Apesar das esperanças brasileiras de sucesso, o time foi eliminado da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2023 em fevereiro, após uma derrota para o time da Arábia Saudita, Al-Hilal. Posto isto, o clube brasileiro continua a apresentar-se respetivamente no ranking BSI, caindo apenas uma posição para o 16º lugar. Este forte resultado indica que o clube mantém uma reputação global favorável, atribuída ao legado de sucesso e à rica herança da cultura futebolística do Brasil. O Flamengo também alcança a segunda maior pontuação globalmente por sua base de torcedores apaixonados.

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