Luxo movimentou R$ 15,7 bilhões em 2010 26 de maio de 2011

Luxo movimentou R$ 15,7 bilhões em 2010

         

Pesquisa da GfK mostra amadurecimento do setor nos últimos anos

Publicidade

Paulo CarramenhaO mercado de Luxo brasileiro faturou US$ 8,9 bilhões em 2010, o equivalente a cerca de R$ 15,7 bilhões. Os números representam um crescimento de 43% em relação a 2009, segundo dados do estudo O Mercado do Luxo no Brasil 2010/2011, apresentado no Atualuxo por Paulo Carramenha, Diretor-Presidente da GfK Brasil. Em 2006, o faturamento do setor era de apenas US$ 3,9 bilhões, o que representa um aumento do mercado de 120% em cinco anos.

Para 2011, a projeção é de que o Luxo movimente US$ 11,9 bilhões, o que representaria uma expansão de 33% comparado a 2010. Os dados mostram o amadurecimento do mercado no país. Outro indicativo é a média salarial, que saiu de R$ 2.667,00, em 2008, para R$ 4.080,00 no último ano.

Os executivos do setor estão otimistas. Apenas 17% afirmaram que os resultados de 2010 foram menores do que o previsto. “Para 46% o desempenho foi melhor do que o planejado e para 37% se manteve igual. Ou seja, 86% tiveram resultados pelo menos iguais ao planejado para 2010”, diz Carramenha.

No período, o Brasil recebeu investimentos na ordem de US$ 1,89 bilhão vindos de empresas nacionais e internacionais de Luxo, representando 21,1% do faturamento do setor. No próximo ano, a expectativa é que sejam investidos US$ 2,57 bilhões. O levantamento também mostou que as marcas estão atentas à importância das redes sociais. Das 79 empresas pesquisadas, 61% fizeram uso de redes sociais para divulgação. A maioria esmagadora (98%) das ações foram realizadas no Facebook. Em seguida aparece o Twitter, com 71%, e o Orkut, com 13%. Em breve, conheça o estudo completo.


Publicidade