LGPD

Publicidade
Publicidade
Digital

Consumidor brasileiro terá plataforma de denúncias para fraudes e golpes online a partir de novembro

Governo do Brasil passa a integrar Econsumer, sistema internacional voltado para proteger os consumidores de crimes relacionados ao comércio eletrônico

Por Thiago Terra - 30/09/2020

Os consumidores brasileiros terão uma plataforma para denunciar fraudes e golpes dentro do ambiente digital a partir de novembro de 2020. O Governo do Brasil aderiu ao Econsumer, plataforma internacional que recebe as denúncias relacionados ao comércio eletrônico, depois que o país se tornou membro do Comitê de Política do Consumidor da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

O site econsumer.gov, criado em 2001 pela ICPEN (International Consumer Protection and Enforcement Netword), possibilita que o usuário faça a queixa a partir de ofertas falsas de produtos. Com a entrada do Brasil, a plataforma agora atua em 40 países e sinaliza para o mercado digital o alinhamento entre as políticas públicas brasileiras e as melhores práticas internacionais. 

A plataforma estará disponível para os consumidores brasileiros a partir de novembro deste ano, em uma versão em português mostrando todo o passo a passo sobre o funcionamento do sistema.