Brahma cria curso para deficiente visual | Lançamentos | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing

Lançamentos

Marca: Brahma Extra

Produto: Curso de sommelier de cerveja

Categoria: Cerveja

Link: http://www.brahma.com.br/sommeliers

O que é: As inovações nascem das maneiras como se enxergam as dificuldades. Mais de 6,5 milhões de brasileiros possuem formas severas de deficiência visual, segundo o último Censo IBGE. O que é um obstáculo tanto à colocação desse público no mercado de trabalho, quanto à sua integração social - também pode ser visto de outra forma. E isso é exatamente o que a Brahma Extra quis ao desenvolver o projeto Curso de sommelier de cerveja: ao invés de focar no quadro de dificuldades que vêm à tona com a palavra deficiência, por que não olhar pelo ângulo das oportunidades? É sob essa perspectiva que a marca identificou que a ausência da visão faz com que pessoas com deficiência visual foquem mais em seus outros sentidos, o que inclui o paladar e olfato, essenciais para o trabalho de um sommelier de cervejas.

Diante da possibilidade de estimular as pessoas a desenvolverem esse potencial ao mesmo tempo em que amplia e divulga o conhecimento cervejeiro, Brahma Extra – em parceria com a Fundação Dorina e o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) – criou o curso “Sommeliers Extraordinários", pensado especialmente para esses brasileiros. A ideia é capacitar e fomentar a inserção desse grupo de pessoas em um espectro amplo. No social, o conhecimento cervejeiro aproxima pessoas e pode gerar protagonismo em suas vidas. E no âmbito profissional, pode abrir portas para uma possível nova carreira e vocação para pessoas com deficiência visual. No dia 25/04, o curso abriu as inscrições para os interessados.

Acreditando neste potencial único que pode ser desenvolvido por meio da formação, a Brahma Extra se junta ao Instituto da Cerveja Brasil (ICB), à Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Ver o Vinho, parceiros do projeto, para adaptar o curso já oferecido nos moldes tradicionais e garantir a acessibilidade dos materiais. A adaptação inclui desde a tradução das apostilas para Braile e em audiodescrição até taças do curso com braile em sua base. A infraestrutura do Instituto da Cerveja Brasil (ICB), local das aulas, também foi adaptada com um chão tátil para orientação dos alunos.

Para melhor amparar os alunos, os professores contam com treinamento prévio da Fundação Dorina Nowill para Cegos, responsável também pela adaptação dos materiais para as aulas. Além disso, recebem orientação da sommelier Daniella Romano, fundadora da Instituição Ver o Vinho, conhecida por realizar análises sensoriais de vinhos com cegos e pessoas com baixa visão.

Para divulgação do curso, Brahma Extra realizou um treinamento com uma turma piloto nos dias 11, 12 e 13 de Abril com um grupo de 5 pessoas com deficiência visual. Eles passaram por análises sensoriais, aulas de história da cerveja, degustações e puderam testar alguns dos materiais desenvolvidos especialmente para eles. O treinamento permitiu que tanto alunos quando professores pudessem avaliar as possibilidades e potencialidades do curso. Em campanha assinada pela Africa, a divulgação oficial do curso tem início hoje (26) com lançamento do filme e site, que receberá as inscrições para a nova turma do curso no segundo semestre de 2018.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss