A quantidade de novas ferramentas à disposição dos profissionais de Marketing mostra que algo vem mudando na forma de se trabalhar. Dados cada vez mais analíticos, estratégias que englobam variados tipos de plataformas digitais e tecnologias de ponta chegaram de vez no modo de criar produtos, desenhar serviços e aumentar as vendas. Se por um lado, os processos estão mais ágeis, a lentidão dos gestores para se capacitarem a fim de atuar com essas novidades é grande também.

Termos como Big Data e Internet das Coisas precisaram ser repetidamente falados para que fossem adotados de maneira efetiva – sendo que no Brasil, eles ainda andam a passos tímidos. Já Customer Experience e Inbound Marketing, por exemplo, são assuntos passados despercebidos. A técnica que envolve e atrai o consumidor por meio de conteúdo, por sua vez, aumenta as chances de conversão e vendas – algo que melhora os resultados, mas que ainda é pouco praticada, como mostra uma pesquisa feita pelo Mundo do Marketing. Apesar de ser uma importante estratégia de Marketing digital, apenas 8,81% dos profissionais declararam ter conhecimentos avançados.

Essa barreira atrapalha o desenvolvimento de novas ações que poderiam ajudar a alavancar os rendimentos de uma empresa, otimizando tempo de trabalho e afinando o relacionamento com os consumidores. Pode parecer radical, mas para encarar os concorrentes atualmente é necessário compreender e se aprofundar neste novo cenário direcionado por dados. Isso significa um ganho para a área, que passa a somar as táticas mais importantes do Marketing clássico, adaptadas ao mundo digital.

Os artigos de previsões anuais indicam que o ano de 2017 será da condução do Marketing por dados. As empresas de hoje estão focadas em maximizar os dados para fornecer insights que, em última análise, levam ao aumento da conversão e retenção de clientes. As companhias continuarão neste caminho por algum tempo, tentando extrair cada grama de valor de seus dados de clientes, por isso é importante a capacitação e atualização da área perante a chegada da Tecnologia no Marketing.