Esta pesquisa qualitativa traça um perfil e analisa as características da geração millennial no mercado de trabalho. Entre suas principais características, mencionadas no estudo, estão as capacidades de serem informados, conectados às diversas plataformas, flexíveis e dinâmicos. Entretanto, essas características também trazem desafios as suas carreiras, como lidar com a cobrança interna e externa do mercado de trabalho.
Também é característica marcante dessa geração o desejo de poder de escolha, que envolve opções sobre quando e onde trabalhar, deixar o emprego quando não estiver satisfeito e ser ela própria a gestora de sua vida profissional.
O estudo também aponta que a geração millennial, pela sua natureza questionadora, está ressignificando as relações de trabalho. Se por um lado há cobrança para entrega de resultados positivos, esse mesmo profissional sente-se no direito de exigir boas condições para executar seu trabalho. Isso inclui encontrar satisfação na carreira juntamente com ganhos adequados às funções desempenhadas.
A pesquisa mostra ainda:
– Dinheiro X Satisfação
– O desejo de empreender
– A influência da tecnologia para o trabalho da geração millennial
– Comparação com as gerações anteriores
– O ingresso no mercado de trabalho